MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA – Demanda soma 121 mil vagas

14 de julho de 2009 - 15:56

Em São Gonçalo do Amarante e Caucaia, projetos estruturantes vão demandar 121 mil profissionais

Os projetos estruturantes do Complexo Industrial e Portuário do Pecém — refinaria, siderúrgica e usinas termoelétricas — vão demandar mão-de-obra qualificada superior a 121 mil profissionais na região de São Gonçalo do Amarante e Caucaia.

Neste número estão incluídos os empregos diretos e indiretos que os empreendimentos deverão gerar durante todo o processo de instalação. O levantamento foi apresentado ontem, durante seminário de formação profissional realizado pela Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece) e Agênia de Desenvolvimento Econômico (Adece), por representantes das empresas investidoras, visando contratar empregados cearenses.

A gerente de Planejamento e Gestão da Refinaria Premium, Dione Palomino Conde, estima que 90 mil empregos diretos e indiretos serão gerados no conjunto de todas as fases. No pico dos trabalhos — que deve ocorrer em 2014 —, 14 mil trabalhadores estarão em atividade. Entre 2010 e 2014, são 7.500 profissionais contratados.

De acordo com Dione Conde, já no próximo ano, 2.000 profissionais estarão atuando na engenharia de campo, o que inclui, por exemplo, a terraplenagem. Na área da construção civil, o pico deve ocorrer em outubro de 2012, com a atuação de 7.000 empregados.

A montagem vai envolver 12 mil trabalhadores entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. Distribuídos por categoria, a gerente de Planejamento e Gestão da refinaria mencionou que 54% dos profissionais estarão atuando nos segmentos de montagem e eletromecânica; 15% comporão a equipe de gerenciamento e 29% serão do setor da construção civil.

Siderurgia

Por sua vez, Edna Oliveira, gerente de Recursos Humanos da CSP (Companhia Siderúrgica de Pecém), disse que o compromisso da empresa é criar, no Estado, uma cultura de siderurgia, porque há a determinação de contratar mão-de-obra local. A demanda foi estimada em 15 mil empregos diretos, número a ser gerado somente pelas construtoras. Com o gerenciamento direto da companhia para o desmatamento e terraplenagem são mais 650 ocupações previstas.

A executiva explicou que o projeto será dividido em duas etapas. Na primeira fase de operação, serão envolvidos 3.245 profissionais próprios. “Neste ponto, vamos precisar muito do apoio do governo, no sentido de capacitação”, reiterou Edna Oliveira. Segundo ela, nos projetos em desenvolvimentos, voltados para estratégias, trainees e estagiários, serão gerados 11.847 postos.

Energia

O coordenador de Meio Ambiente da Porto do Pecém Geração de Energia S/A, Fábio Santos, estima que cerca de 4.000 postos de trabalho serão gerados com a implantação da UTE Porto do Pecém — uma parceria entre a EDP e MPX , que terá investimentos de R$ 1,2 bilhão. Dividido em duas fases, somente no canteiro de obras serão criados 2.000 empregos diretos na primeira etapa e outros 1.000, na segunda. “Esses projetos estruturantes irão mudar as característica de localidades como São Gonçalo do Amarante e Caucaia”, salienta Fábio Santos.

Ele adianta que para suprir a demanda interna foi fechada uma parceria com o Senac e CVT (Centro Vocacional Tecnológico) para a realização de 48 cursos, cujos investimentos somam R$ 1,2 milhão.

Fábio Santos ressaltou que 15% da demanda está focada na área de engenharia, 25% na construção civil e 60% na montagem e eletromecânica. Os interessados em saber maiores detalhes do projeto e da capacitação podem ligar para o número 0800 2751000. O Centro de Treinamento Técnico Corporativo (CTTC) foi apontado por René Barreira, titular da Secitece (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior), como um dos principais instrumentos para promover a capacitação e a formação de mão-de-obra básica para atender as demandas dos empreendimentos. “Queremos evitar a importação de recursos humanos de outros estados”.

ISILDENE MUNIZ
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Negócios
Data: 14/07/09