Inaugurado Centro para desenvolver projetos industriais em automação e robótica

2 de julho de 2009 - 12:18

O Centauro irá permitir a realização de projetos industriais em Automação, Robótica e Compatibilidade Eletromagnética

Com o objetivo de permitir a realização de projetos industriais em Automação, Robótica e Compatibilidade Eletromagnética, foi inaugurado na manhã do dia 23 de junho, o Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro). A cerimônia aconteceu na sede do Nutec, no Campus do Pici.

Modernidade, Produtividade e Competitividade são palavras chaves para definir a incorporação de novas tecnologias e mão de obra especializada em automação. Preocupada com esse novo conceito, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) trouxe para a sua estrutura o Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro) – composto pelo Laboratório de Controle e Automação – LACONTROL, Laboratório de Robótica – LABOR – e o Núcleo de Compatibilidade Eletromagnética, Microondas e Antenas – NUCEMA.

Para o coordenador do Centauro, Tarcísio Costa Filho, o Centro de Pesquisa vai incorporar as novas tecnologias com novos ambientes e uma mão de obra especializada em automação. “Por decorrência da instalação de programas industriais de grande porte como a Usina Siderúrgica Central, entre outras importantes para o desenvolvimento do Ceará, vimos a necessidade de realizar projetos na área de automação e robótica”. Segundo Costa Filho, os serviços do Centauro também devem ser utilizados para a Copa de 2014. “Unindo tecnologia e permitindo a realização de projetos industriais com essa perspectiva vamos oferecer soluções inteligentes para o mercado”, diz.

Com investimento na ordem de R$ 2 milhões, o Centauro traz em sua estrutura equipamentos de última geração, que vão desde estação de bombeamento, esteira transportadora a conjuntos de robôs móveis que vão dar suporte as exigências atuais de inovação e pesquisa.

Para o presidente do Nutec, João Pratagil Pereira de Araújo, a instituição apóia a iniciativa e ratifica os serviços tecnológicos na pesquisa e desenvolvimento do Ceará.  “A iniciativa privada é importante nesse processo de construção coletiva de uma área que desponta hoje no Brasil como inovadora e poderá trazer grandes contribuições ao desenvolvimento industrial e na prestação de serviço para outras empresas”. O presidente salientou a participação do Parque Tecnológico – PARTEC, Incubadora de Empresas do Nutec junto com o Centauro colocando a participação não só de cientistas, mas também abrindo a oportunidade para o empresário. “Podemos abrir a chance para empreendedores que tenham um plano de negócio que envolva essa tecnologia”.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, Gil de Aquino, a importância do Centauro para setores como as indústrias de base tecnológica, empresas públicas e privadas e instituições de pesquisa e desenvolvimento, como a UFC, é fundamental, pois vai engrandecer um conjunto de técnicas aplicadas com uma filosofia voltada a rapidez e inteligência, salientou.

A secretária adjunta da Secitece, Teresa Mota, parabenizou o Nutec pelas parcerias realizadas para a construção do Centauro como proposta de inovação na área de tecnologia. “Venho aqui com o intuito de agradecer pelo momento tão importante na realização desse grande empreendimento, pra mim é uma honra fazer parte desse momento em que temos aqui um Centro de Referência para o Estado do Ceará”.