Funcap lança edital destinado a doutores titulados a partir de 2004

5 de junho de 2009 - 10:50

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico eTecnológico (Funcap) lançou, no dia 1º de junho, em parceria com oCNPq, o edital “Primeiro projeto de pesquisa”, destinado a doutorestitulados a partir de 2004. Um total de 2,1 milhões de reais serádestinado aos pesquisadores. O objetivo da iniciativa é dar suporte àfixação de jovens pesquisadores e à formação de novos grupos (emquaisquer áreas do conhecimento) através do apoio à aquisição,instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estruturade pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensinosuperior e/ou de pesquisa.

O valor máximo de cada proposta é detrinta mil reais, desembolsáveis em 24 meses. Além de itens de capitale custeio, poderão ser solicitadas até duas bolsas de IniciaçãoCientífica e Tecnológica. As despesas de custeio, de até 30% do valortotal da proposta, compreendem material de consumo, componentes e/oupeças de reposição de equipamentos, software, instalação, recuperação emanutenção de equipamentos, serviços de terceiros, despesas acessórias(como de importação e de instalações necessárias ao funcionamento dosequipamentos) e passagens e diárias no país.

Entre os itens decapital cobertos pelo edital estão material bibliográfico eequipamentos e material permanente. Já em relação às bolsas, a suaduração não poderá ultrapassar o prazo de execução do projeto (24meses). Não são permitidas despesas com construção de imóveis, contasde luz, água, telefone, correios, reprografia (processos que envolvemcópias de informações ou documentos) nem pagamento de serviços deconsultoria ou assistência técnica, salários (ou complementaçãosalarial) de pessoal técnico e administrativo ou taxas de administração.

As propostas aprovadas terão prazo máximo de execuçãoestabelecido em 24 meses. Excepcionalmente, mediante apresentação dejustificativa, os projetos poderão ser prorrogados. A data limite parasubmissão de projetos ao edital é o dia 15 de julho de 2009. A íntegrado edital está disponível no endereço http://200.129.23.60/sugba/edital/10.pdf .