Fórum discutiu cultura de Inovação

5 de junho de 2009 - 09:14

Promover a cultura de inovação nas empresas e a utilização dos sistemas de incubação como estratégia de desenvolvimento tecnológico no Estado. Esse foi o objetivo da quinta Reunião do Fórum de Incubadoras e Empresas Incubadas, realizada no Nutec, dia 02 de junho. O evento é uma promoção da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sebrae e Rede de Incubadoras do Ceará (RIC).

A reunião foi aberta pelo coordenador de Ciência, Tecnologia eInovação da Secitece, Francisco Carvalho, que destacou algunspontos fortes da cultura de inovação.Em seguida, foi iniciada a apresentação do Projeto Cultura de Inovação, pela Coordenadora da Incubadora da Uece/NIT/PROPLAN, Heliane Cápua, que apontou metas importantes do plano de ação, como a prospecção de tecnologias nas instituições científicas e tecnológicas, as metodologias aplicadas como a realização de seminários e reuniõestécnicas nos municípios. “A idéia é implantar um processo deintercâmbio, captando nos municípios um mapeamento prévio detecnologias e difundindo o projeto”, afirmou.Foi formada uma comissão com o intuito de formatar o Projeto

Cultura de Inovação, de modo à submetê-lo junto ao governo do Estado, Finep e BNB, para captar recursos para as Incubadoras.O coordenador da Célula de Documentação e Informação da Secretaria, Edgar Mariano, apresentou a Chamada Pública MCT/Finep – Apoio a Incubadoras, que irá destinar R$ 15,5 milhões não-reembolsáveis para serem aplicados em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica eIncubadoras de Empreendimentos Econômicos-Solidários, como ONGs ecooperativas. As propostas de projetos devem ser enviadas até 1º dejulho.

Compareceram à reunião o presidente da RIC, Ary Marques, do consultor do Sebrae, Leonardo Leitão, do presidente do ITIC, Carlos Arthur Rocha, da consultora do BNB, Maria do Carmo Coelho, representantes dos NITs da Uece, Centec, Nutec, Embrapa, Padetec, IF-CE, além de empresários e pesquisadores.