Conferência analisa impactos sócio-econômicos da variabilidade climática

28 de maio de 2009 - 16:28

Evento é realizado pelo IRD e pela Funceme, no contexto das celebrações do Ano da França no Brasil

Estão abertas as inscrições para a conferência França-Brasil: Uma Colaboração Científica – Clima e Conseqüências Sócio-Econômicas, que acontecerá em Fortaleza, no Seara Praia Hotel, nos dias 8 e 9 de junho. Organizado pelo Instituto Francês de Pesquisa pelo Desenvolvimento (IRD) e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), no contexto das celebrações do Ano da França no Brasil, o evento reúne pesquisadores e as tecnologias dos dois países para tratar da variabilidade climática e de seus impactos sócio-econômicos.

Vários cientistas franceses e brasileiros de renome internacional farão um levantamento de suas pesquisas nas diversas escalas temporais e espaciais, com foco na América do Sul, particularmente na região Nordeste. As exposições terão um caráter pedagógico e didático, endereçadas a uma audiência ampla, com vistas à compreensão da evolução do clima e de suas conseqüências.

A conferência é direcionada a todos os cidadãos interessados em compreender as relações entre o clima e a sociedade. “Não vamos restringir as discussões apenas aos profissionais e alunos das áreas ligadas ao tema. Vamos ampliar o debate, dando a oportunidade de participar do evento para qualquer pessoa que perceba a importância de entender as implicações da variabilidade climática na sua vida”, destacou Eduardo Sávio Martins, presidente da FUNCEME.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas on-line, no site da FUNCEME (www.funceme.br). Informações (85) 3101.1088 / 1108 / 1128