Evento discute matriz energética para o desenvolvimento sustentável do Ceará

27 de maio de 2009 - 08:43

O traçado de uma matriz energética para o Ceará, como parte integrantedo Planejamento Energético Brasileiro para 2030 foi o  principalassunto discutido durante todo o dia de hoje, 26, por ocasião doseminário “Uma matriz enérgica para o desenvolvimento sustentável doCeará”. O evento terá continuidade com um Workshop de Treinamento, queacontecerá nos dias 27, 28 e 29  de maio. Promovido pela Secretaria daCiência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece),o seminário está sendo realizado no Auditório Paulo Petrola daUniversidade Estadual do Ceará (UECE), patrocinadora do evento.Diversas entidades envolvidas com as questões energéticas como oSeinfra, IEE/USP, CENEA, Adece, Cogerh e Ceará Portos apoiam ainiciativa.

A solenidade de abertura foi presidida pelo Reitor da UECE, AssisAraripe, que em seu discurso ressaltou a importância do seminário parao meio ambiente, uma vez que uma das discussões foram as fontesrenováveis de energia. Lembrou também que é necessário formar uma visãosistêmica para a formação de uma base energética. O prof. GeraldoFrancisco Burani, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP,disse que esse seminário faz parte do Planejamento EnergéticoBrasileiro para 2030 e que já participou de vários deles em outrosEstados, como Mato Grosso, Tocantins, debatendo as perspectivas de suasmatrizes energéticas. Estiveram presentes ainda, a profa. SocorroOsterne representando o secretário René Barreira da SECITECE, oengenheiro Renato Rolim representando o secretário da SEINFRA, o Vice-Reitor Prof. Gomes Neto, professsores e alunos da UECE, entre outrosconvidados.

O seminário, além de discutir a situação e as perspectivas da matrizenergética do Estado, aborda também o plano de desenvolvimento e osprojetos estruturantes, o Projeto das Águas, o Complexo IndustrialPortuário do Pecém e a Energia Eólica no Ceará. No total, foram seteapresentações com espaço para debates e para troca de conhecimentosentre os participantes e palestrantes.

Mais informações: (85) 3101-9604 (Uece), 3101-6457 (Secitece) ou pelo e-mail energiaceara@gmail.