Evento discute matriz energética para o desenvolvimento sustentável do Ceará

25 de maio de 2009 - 17:17

“Uma matriz enérgica para o desenvolvimento sustentável do Ceará”. Esse é o tema do seminário que acontece nesta terça,  26 de maio, de 9h às 17h30min, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e pela Uece e contará com a participação de diversas entidades envolvidas com as questões energéticas como Seinfra, IEE/USP, CENEA, Adece, Cogerh e CearáPortos.

O seminário irá discutir a situação e as perspectivas da matriz energética do Estado. Também serão abordados o plano de desenvolvimento e os projetos estruturantes, o Projeto das Águas, o Complexo Industrial Portuário do Pecém e a energia eólica no Ceará.

No total, serão sete apresentações com espaço para debates e trocar de conhecimentos entre os participantes e palestrantes.O evento acontece no Auditório Prof. Paulo Petrola, na UECE (Av. Parajana, 1700 – Campus do Itaperi – Fortaleza/CE).

Mais informações:85 3101-9604 (Uece), 3101-6457 (Secitece) ou pelo e-mail energiaceara@gmail.com.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA :

09h00 – Seção de abertura

Prof. Francisco de Assis Moura Araripe ( Reitor da UECE)

Prof. Adail Fontenele ( Secretário de Infra-Estrutura do Ceará – SEINFRA)

Prof. René Barreira (Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará)Prof. Geraldo

Francisco Burani ( Diretor IEE – USP)

09h30 – Tema: A matriz energética do Ceará: situação e perspectiva

Palestrante – Renato Rolim (Coordenador de Energia e Comunicação da Secretaria de Infra-Estrutura do Ceará – SEINFRA)

10h00 – Tema: A projeção da matriz energética através do modelo LEAP: um estudo de caso de Tocantins

Palestrante – Luiz Tadeo Siqueira Padro – IEE/USP

10h30 – Tema: Uma nova visão para a Matriz Energética do Estado do Ceará

Palestrante: Osvaldo Bezerra Carioca – CENEA