Cid Gomes e René Barreira participam de missão nos EUA para tratar da ICID

19 de maio de 2009 - 11:25

Evento será realizado no segundo semestre de 2010 e reunirá 1500 participantes

O governador CidGomes e o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior,René Barreira, viajam, dia 18 de maio, em missão para os EstadosUnidos acompanhados do coordenador da II Conferência Internacionalsobre Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável emRegiões Semi-Áridas (ICID), Antônio Rocha Magalhães. Eles irãotratar sobre questões preparatórias para a ICID, que acontecerá dodia 16 a 20 de agosto de 2010.

Na agenda, umareunião técnica em Washington com Juan Pablo Bonilla, coordenadorda Iniciativa de Energia Sustentável e Mudança Climática (SECCI,na sigla em inglês) e especialistas nos temas demandados (mudançasclimáticas, desertificação, regiões semi-áridas) com objetivo deapresentar o ICID e receber sugestões sobre a forma de participaçãodo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No dia seguinte, adelegação será recebida pelo presidente do BID, Luis AlbertoMoreno., e diretoria. Na reunião, serão apresentadas asexpectativas do governo cearense com relação ao apoio do BID àConferência: (1) contribuição técnico científica para aConferência; (2) contribuição financeira, sobretudo paraviabilizar a participação de pesquisadores estrangeiros.

A ICID visa mostrarà sociedade civil e governos, locais e nacionais, no Brasil e naAmérica Latina, a situação da desertificação, além de formularpropostas para seu combate e fornecer subsídios para as autoridadesatuarem nas negociações da Convenção sobre desertificação naONU.