Audiência Pública referente ao Projeto Nacional de Apoio a Telecentros

18 de maio de 2009 - 16:11

O Governo Federal promove na próxima terça-feira, 19 de maio, a Audiência Pública referente ao Projeto Nacional de Apoio a Telecentros. O evento será realizado nas instalações do Serpro, nos auditórios e salas de videoconferência das Regionais e Escritórios todo o país, de 14h às 18h. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) está convocando todos os membros do Comitê Cearense de Inclusão Digital a participarem.

O documento está em consulta pública até 29/5/2009 e visa proporcionar maior interação das iniciativas de inclusão digital dos governos federal, estadual e municipal. Para participar, os interessados devem inscrever-se junto ao Ministério do Planejamento acessando o link http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/telecentros/telecentros/3procedimentos_participacao_audiencias_publicas.pdf.

Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.