Tribunal de Contas da União doa 300 computadores para o Instituto Centec

14 de maio de 2009 - 09:11

Parque computacional dos CVTs precisa de atualização


A Rede dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), criada há 10 anos,carece de atualização de todo parque computacional. Em 1992, a Compaqfez uma doação de 600 computadores para equipar os CVTs e Faculdades deTecnologia Centec (Fatec). Em época mais recente, a HP investiu nadoação de novos computadores para nove Garagens Digitais – 11 máquinaspara cada um.

Desde então têm sido feitas aquisições esporádicas e pontuais, na maisrecente, no ano passado, já na atual gestão do presidente do InstitutoCentec, Samuel Brasileiro, foram adquiridos 140 computadores comrecursos próprios do Centec. Mas foi insuficiente para substituir todosos equipamentos, muitos deles sucateados.

A infraestrutura recebe um reforço nesta quinta-feira, dia 8, com adoação de 300 computadores pelo Tribunal de Contas da União. Osequipamentos serão entregues às 15 horas no gabinete do governador CidGomes napresença da secretária adjunta da Ciência, Tecnologia e EducaçãoSuperior, Teresa Lenice Mota, e do presidente do Instituto Centec,Samuel Brasileiro.

O Instituto Centec fez um projeto para aquisição de mil computadoresnovos para o Bndes, que não aprovou a proposta, reformatada e levadapara o Ministério da Ciência e Tecnologia, que também não aprovou. Aesperança de aquisição de computadores novos, para o Instituto Centec –incluive com a reforma da sede física – está no projeto de emendaparlamentar, colocadapelo deputado Eunício Oliveira a pedido do governador Cid Gomes, quedestina R$ 4,4 milhões para a modernização da Rede CVT.

O presidente desta organização social, Samuel Brasileiro disse que oprojeto, que já foi encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia,está cadastrado no governo federal e aguarda a liberação dos recursos.Os R$ 4,4 milhões serão destinados à reforma das áreas físicas eaquisição de equipamentos de informática com a renovação de todo oparque de computadores dos CVTs