Urca realiza encontro sobre linguagens visuais

11 de maio de 2009 - 16:20

Entre os dias 17 e 19 de junho, acontece na Universidade Regional doCariri (Urca) o 2º Colóquio Imago. Durante o evento, os participantespoderão discutir as diferentes linguagens visuais para a cultura noCariri e no mundo. Através da discussão proposta – “CaririCaturas” – oobjetivo é avaliar as práticas culturais da região, verificando asrepresentações sociais presentes e proporcionando diferentes diálogosentre escalas de espaço e tempo.

Junto ao debate teórico, ocolóquio também tem programadas exposições e mostras audiovisuais com ofim de divulgar a produção cultural local e nacional, propiciando entreambas as escalas intercâmbios de experiências e diálogos.

OGrupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (Imago),realizador do evento, iniciou suas atividades em 2006 e está integradoao Laboratório de Ensino de Geografia, do Departamento de Geociênciasda Urca. É de natureza interdisciplinar e agrega pesquisadores,docentes e alunos das diversas áreas das ciências humanas, entre elasGeografia, História, Educação, Comunicação audiovisual (Cinema), Artes,Arquitetura e Ciências Sociais (Antropologia).

O 1º ColóquioImago foi realizado em 2007 e teve como tema a “Terra em trânsito”: asmúltiplas “imagens” da modernidade, seus desdobramentos no tempo e noespaço.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço www.urca.br/coloquioimago/02/