Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia lança edital

11 de maio de 2009 - 16:19

Estão abertas, até o dia 1º de junho, as inscrições para o ProgramaIbero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento(Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnologia para el Desarrollo),CYTED 2009. A iniciativa oferece  financiamento para projetosrelacionados a Redes Temáticas (redes virtuais de instituições que sededicam ao estudo de temas específicos) e Projetos de InvestigaçãoConsorciados (pesquisas feitas por dois ou mais grupos de diferentespaíses membros).

Serão selecionados projetos relacionados asete áreas científico-tecnológicas: agroalimentação, saúde, promoção dodesenvolvimento industrial, desenvolvimento sustentável, tecnologias dainformação e de comunicação, ciência e sociedade e energia. Aspropostas devem ser elaboradas por pelo menos seis parceirosibero-americanos de países membros do CYTED (Argentina, Bolívia,Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador,Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai,Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

OCYTED prevê financiamento para gastos com viagens, cursos, diárias epublicações nas duas opções de propostas. Para investimentos empesquisa, o programa abre a possibilidade apenas para os Projetos deInvestigação Consorciados. O edital completo e os formulários e anexosestão disponíveis no endereço (www.cyted.org). O conteúdo estádisponível em espanhol, português e inglês.