Dnocs reúne parceiros para discutir linhas de pesquisas

7 de maio de 2009 - 08:42

Banco de projetos enfoca micro algas de açudes, super macho da tilápia, sardinha de água doce, camarão canela, biomassa de artemia e referência de água

A Coordenadoria de Pesca e Aquicultura (CPA) do DNOCS  vai mostrar nesta quinta-feira (dia 7 de maio), a partir das 14h, no auditório da Administração Central (Av. Duque de Caxias, 1.700) o programa “Bolsa de Projeto”.

A iniciativa dá continuidade na sua iniciativa de pesquisas e desenvolvimento que há 77 anos vem realizando na área de piscicultura. O evento reúne pesquisadores, instituições de fomento e parceiros que vão somar na realização das pesquisas com o Dnocs.

A programação será aberta pelo coordenador da CPA, João Fontenelle, com uma apresentação da Estrutura do DNOCS, seguido pelo chefe do Centro de Pesquisas em Aquicultura e Pesca, Pedro Eymard. Seguem-se as palestras dos pesquisadores.

Carlos Riedel e Pedro Eymard vão apresentar os seguintes projetos: micro algas, super macho da tilápia a ser desenvolvido sem aplicação de hormônios e a sardinha de água doce (Riedel/Pedro Eymard).

O chefe do Centro de Carcinicultura do Dnocs, Adécio Rodrigues da Silva e Simone Nunes vão apresentar as potencialidades da pesquisa com camarão canela e o projeto biomassa de artemia. Francisco Jaime de Oliveira, do Centro de Pesquisa do Dnocs no Castanhão, abordará o programa de referência das águas.

Estão confirmadas para o encontro as presenças da secretaria adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), Teresa Lenice Mota e do superintendente de Outorga e Fiscalização da Agência Nacional de Águas (ANA), Francisco Lopes Viana.