URCA conquista gratuidade dos cursos Urca conquista gratuidade dos cursos da Unidade Descentralizada de Campos Sales

4 de maio de 2009 - 12:29

A aula inaugural terá a presença do Governador Cid Gomes e do Reitor da Urca, Professor Plácido Cidade Nuvens

Mais uma grande conquista para os estudantes do Cariri será efetivada na noite de hoje, em Campos Sales, com aula inaugural do Governador do Estado, Cid Gomes, anunciando a gratuidade dos cursos da Unidade Descentralizada Universidade Regional do Cariri (Urca), naquele município, onde funcionam atualmente os cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Letras.

A aula inaugural terá a presença do Reitor da Urca, Professor Plácido Cidade Nuvens, integrantes da Administração Superior da Universidade e centenas de alunos e moradores do município e comunidades vizinhas, de cidades como Araripe, Salitre, Potengi e Antonina do Norte.

Os estudantes estão recebendo mais um benefício, além da proximidade da Urca dos municípios circunvizinhos, facilitando o acesso ao ensino superior para aos alunos do Cariri Oeste. São 193 acadêmicos beneficiados com a gratuidade. Cada mensalidade paga equivalia R$ 140,00. Este semestre, os cursos passariam a ser de R$ 240,00, já que houve a efetivação dos professores, com carteira assinada, onerando os valores para compensar a regularização. O Governo passa a investir, com isso, anualmente, R$ 707, 310, 78, para bancar os cursos.

Os alunos da Unidade Descentralizada da Urca, em Campos Sales, recebem com grande alegria a notícia da gratuidade dos cursos implantados naquela localidade. Este é mais um compromisso honrado pela atual administração da Urca, que ano passado conseguiu iniciar o processo, com a então Unidade Descentralizada de Iguatu, hoje Campus de Iguatu, que acaba de ganhar a sede própria. Uma grande estrutura garantida pelo Governo do Estado, orçada de R$ 6 milhões. Metade desse valor foi para adquirir o prédio e a outra parte para a construção e adequação das edificações da CIDAO, uma antiga indústria de beneficiamento da cidade.

O investimento anual para bancar os cursos de Direito, Enfermagem, Ciências Econômicas e Educação Física no sul do Estado, anualmente, passou a ser feito pelo Governo do Estado, no valor de R$ 3.421,991,04. O Diretor da Unidade, em Campos Sales, Professor doutor Roberto Siebra, está tomando todas as providências no sentido de garantir o funcionamento normal da Unidade em consonância com este novo momento.