Fórum de Articulação Regional dos 10 anos da Rede CVT em Ipu

24 de abril de 2009 - 22:12

O evento será na próxima quarta, dia 29 de abril, a partir das 14 horas no CVT de Ipu

O Instituto Centec, braço da Secitece na execução desuas ações de educação profissional e tecnológica, promove na próxima quarta,dia 29 de abril, o Fórum de Articulação Regional dos 10 anos da Rede CVT. Oevento acontece a partir das 14 horas no Centro Vocacional Tecnológico de Ipu (Rua Cel. Milton Carvalho, S/N -Caixa D’água).

O Fórum tem como objetivo a prestação de contas a sociedade cearense, dasações desenvolvidas ao longo destes 10 anos, bem como promover a troca deexperiências e discutir o papel da nova gestão através de novas parcerias.

Oevento irá envolver as prefeituras de Acaraú, Amontada, Crateús, Granja,Groaíras, Ipu, Massapé, Santa Quitéria,São Benedito, Tauá e Viçosa do Ceará, municípios da região onde estãoinstalados CVTs. Também participam do evento cerca de 60 prefeituras dasregiões circunvizinhas que são atendidas pela Rede CVT por meio de parcerias.

Voltadospara a difusão de conhecimentos na área de serviços técnicos e para atransferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos deacordo com a vocação regional, os Centros Vocacionais Tecnológicos iniciaramsuas atividades em 1997 com 13 unidades.

Consideradoscentros de referencia,os CVTs têm por objetivo promover a inclusão social através da utilização detecnologia apropriada. Sua estrutura é composta por salas de aula, laboratóriosde química, física, biologia, informática, oficina de eletromecânica e, emalgumas unidades, sala de vídeo conferência.

Atualmente,são 33 unidades atendendo cerca de 38.000 pessoas por ano através dos seus 119cursos de capacitação profissional nas áreas de agropecuária, construção civil,indústria, meio ambiente, recursos pesqueiros, comércio, gestão, informática equímica. Paralelamente, professores das escolas da rede pública são capacitadosem ciências (biologia, física, e química) e seus alunos participam de práticaslaboratoriais.

“Todanossa tecnologia tem um foco social. Baseado nesta premissa, os CVTs são um programade grande importância para a formação inicial e continuada de trabalhadores e aextensão tecnológica proporcionando a interiorização do conhecimento edesenvolvimento nas regiões mais distantes do estado”, aponta a diretora deExtensão Tecnológica do Centec, Geórgia Aguiar.

Asações de extensão tecnológica dos CVTs são direcionadas para a geração deemprego e a distribuição de renda. “Isso tem sido realizado por meio decontrato de gestão firmado com o governo estadual o que possibilitou, nesses 10anos, que mais de 300 mil pessoas fossem capacitadas e, conseqüentemente,inseridas no mercado de trabalho”, diz.

ARede possui ainda projetos financiados pelo Fundo de Combate a Pobreza (Fecop)que contempla as áreas de apicultura, artesanato (carnaúba) e tecnologia dainformação, em municípios de menor índice de desenvolvimento.

OsCVTs também promoveram a inclusão social, através de parcerias com diversas secretariasdo Estado, que durante os dois últimos anos operacionalizou e apoiou programasde governo, com investimento aproximado de R$ 8 milhões. “Para nós, o investimentono capital humano é o caminho necessário para que a transformação socialtorne-se um processo irreversível”, finaliza Geórgia.