DN – Jovens concluem curso de informática

8 de abril de 2009 - 12:12

Fortaleza. A primeira vez que Marcelino Ferreira deSousa, de 22 anos, teve contato com computador foi no curso deInformática Básica no Centro de Inclusão Digital (CID) do distrito deJagurão, na zona rural de Aracoiaba. Sábado último, ele, que já fez oEnsino Médio, recebeu o certificado de conclusão do curso deinformática com mais 49 jovens de Jagurão e outros 100 dos CIDs dosdistritos de Ideal e Vazante.

Os certificados dos cursos dadospelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), commonitores pagos pela Prefeitura do município, foram entregues emsolenidade no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Aracoiaba. Oevento teve a participação da prefeita Marilene Campelo, do reitor doIfet, Cláudio Ricardo Gomes de Lima e do deputado Ariosto Holanda, quedeu palestra sobre o tema “O desafio da educação”.

Na ocasião,foi anunciado que, a partir de maio, o Ifet (ex-Cefet) vai iniciar aprogramação anual contínua dos cursos em 39 CIDs de dez municípios eque os monitores e pessoal de apoio serão pagos pelo Conselho Nacionalde Desenvolvimento Científico (CNPq), que repassou R$ 1 milhão. Nasolenidade, foi lançado pela secretária de Educação, Cleide Ribeiro, oPrograma de Incentivo ao Desenvolvimento da Educação de Aracoiaba(Proideia), com objetivo de melhorar a qualidade do ensino da redepública do município em Língua Portuguesa e Matemática.

Conformeos resultados de 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb) em Aracoiaba é de 3,2 – 1 ponto abaixo da média nacional de 4,2.“O Proideia visa melhorar o índice”, disse Marilene Campelo. No evento,foi anunciado o programa que vai ofertar um notebook a cada professordo Ensino Fundamental da escola pública de Aracoiaba ainda este ano. Omunicípio tem cerca de 250 professores.

“Conseguimos uma vitóriamuito grande que são as bolsas do CNPq para operacionalização e gestãodos CID”, disse o reitor Cláudio Ricardo de Lima. Segundo ele, 20% dasvagas dos cursos do Ifet serão destinadas à formação de professores daárea de ciências. O Ifet vai implantar uma unidade em Baturité comcursos técnicos e cursos superiores. Mais nove CIDs serão acrescentadoseste ano à rede de 39 unidades que constitui “o maior programa deextensão da rede federal”, informa o reitor.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Regional