DN – Ensino Tecnológico: Rede CVT completa 10 anos

30 de março de 2009 - 08:57

O Instituto Centec realiza, amanhã, a partir das 14h, o Fórum de Articulação Regional dos 10 anos de Rede CVT, no Centro Vocacional Tecnológico do município de Brejo Santo. O evento tem o apoio da prefeitura municipal. O Fórum tem o objetivo de prestar contas à sociedade das ações desenvolvidas ao longo dos 10 anos, a troca de experiências e discutir o papel da nova gestão por meio de novas parcerias firmadas.

Atualmente, integram à rede, 33 CVTs que atendem por ano cerca de 38 mil pessoas com um leque de 119 cursos profissionalizantes nas áreas de agropecuária, construção civil, indústria, meio ambiente, recursos pesqueiros, comércio, gestão, informática e química. Cada CVT tem salas de aula, laboratórios de química, física, biologia, informática e oficina de eletromecânica, algumas unidades têm sala para realização de videoconferência.

Os professores das escolas da rede pública são capacitados nos laboratórios de ciências, onde têm práticas laboratoriais com os alunos. A rede faz ainda a difusão de conhecimentos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos seguindo a vocação regional.

Os CVT iniciaram atividades em 1997 apenas com 13 unidades. “Estes centros de referência têm por objetivo fazer a diferença na inclusão social com a utilização de tecnologia apropriada”, diz a diretora de Extensão Tecnológica do Centec, Geórgia Aguiar.

Fonte: Diário do Nordeste
Editoria: Regional