CVTs comemoram 10 anos

23 de março de 2009 - 12:03

O Instituto Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), braço da educação profissional da Secretária de Ciência e Tecnologia de Ensino Superior (Secitece), promoverá próximo dia 24 de março de 2009, terça-feira, o Fórum de Articulação Regional dos 10 anos da Rede Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

O evento, que tem como objetivo prestar contas à sociedade cearense das ações desenvolvidas ao longo destes 10 anos, bem como, promover a troca de experiências e discutir o papel da nova gestão através de novas parcerias; acontecerá no CVT do Brejo de Santo (Rua Manoel Antônio Cabral s/n, Centro), às 14 horas.

Graças ao contrato de gestão firmado com o Governo Estadual, por meio da Secitece, nesses 10 anos de existência da rede CVT foram mais de 300.000 pessoas capacitadas e inseridas no mercado de trabalho. Para a Diretora de Extensão Tecnológica do Centec, Geórgia Aguiar, “o investimento no capital humano é o caminho necessário para que a transformação social torne-se um processo irreversível”.

Os CVTs, que inciaram suas atividades em 1997 com 13 unidades, são voltados para a difusão de conhecimentos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos de acordo com a vocação regional.

Sua estrutura é composta por salas de aula, laboratórios de química, física, biologia, informática, oficina de eletromecânica e em algumas unidades, sala de videoconferência. Considerado centros de referencia, os CVTs possuem 119 cursos profissionalizantes nas áreas de agropecuária, construção civil, indústria, meio ambiente, recursos pesqueiros, comércio, gestão, informática e química.

Atualmente, 33 CVTs compõem a estrutura organizacional do Instituto Centec, atendendo, em média, 38 mil pessoas por ano através dos cursos de capacitação profissional. Paralelamente, os professores das escolas da rede pública são capacitados em ciências (biologia, física e química). Os estudantes são beneficiados com práticas laboratoriais.