Maior chuva do ano na Capital

18 de março de 2009 - 08:44

A precipitação registrada de ontem para hoje em Fortaleza foi de 79,4mm

Entre 7h de ontem e 7h de hoje, choveu 79,4mm em Fortaleza, caracterizando a maior chuva do ano registrada nas estações meteorológicas da Capital. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) enviou, logo cedo, um comunicado para a Defesa Civil municipal informando que a chuva permanecerá intensa durante todo o dia. A temperatura de hoje varia de 22° (mínima) a 27° (máxima). A previsão da Funceme é que a intensidade das precipitações diminua amanhã. A chuva de hoje foi causada pela presença da Zona de Convergência Intertropical sobre o litoral cearense.
 
A previsão do tempo para amanhã em Fortaleza é de nebulosidade variável, com possibilidade de chuva pela madrugada e no início da manhã, passando a claro no decorrer do período. A temperatura mínima será de 23° e a máxima de 30°. Até ontem, a maior chuva registrada em Fortaleza foi do dia 22 de janeiro, com 65,5mm.

Interior

Choveu, de ontem para hoje, em mais de 114 municípios cearenses. As maiores precipitações foram registradas em Acaraú (86mm), Granja (77mm), Beberibe (73mm), Jijoca de Jericoacoara (73mm) e Chaval (70,3mm)
 
Previsão climática

Em fevereiro, a Funceme traçou o prognóstico de chuvas para o os meses de março, abril e maio. Com base nos dados referente às temperaturas das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, ficou definido que, em todo o Estado, com exceção para as regiões dos Inhamuns e Cariri, a probabilidade de precipitações na categoria acima da média histórica passa a ser de 45%. Foram apontados 35% de probabilidade de chuvas dentro da média histórica e 20% abaixo da média.

A previsão climática para as regiões dos Inhamuns e Cariri é de chuvas dentro da média histórica.