Secitece promove atividades para popularização da Ciência e Tecnologia no Governo Itinerante

11 de março de 2009 - 08:19

Palestras, peças e shows ajudam a desmistificar a Ciência e a Tecnologia

A Secretaria da Ciência,Tecnologia e Educação Superior (Secitece) terá uma participaçãoativa no Governo Itinerante, que segue dias 7, 9 e 10 de março paraos municípios de Tamboril, Barro e Solonópole, respectivamente.

“Queremos aproveitar aoportunidade para promover a popularização e a interiorização daCiência e Tecnologia. É preciso estimular a sociedade a investir ea aproveitar as potencialidades dessa área”, afirma o secretárioRené Barreira.

Os professores domunicípio de Tamboril participarão da palestra Desmistificando aTecnologia, ministrada pelo gestor de TI e coordenador de InclusãoDigital da Secitece, Raimir Holanda. “Boa parte dos professoresainda tem medo dos laboratórios de informática. Muitas vezes, oslaboratórios acabam ficando fechados ou subutilizados”, alertaRaimir.

Na palestra serãoapresentadas maneiras simples de como utilizar a tecnologia paraaumentar a motivação e aprendizagem dos alunos, reforçando oconteúdo dado em sala de aula. O evento acontece dia 7, de 14 às16h, na Escola Municipal Paulo Timbó. Haverá sorteio de um pendriveentre os participantes.

Em parceria com a Searada Ciência, da Universidade Federal do Ceará, a Secitece iráapresentar a peça de teatro científico “Bate Papo sobre Energia”e show de ciências com o Grupo de Teatro Científico e o Grupo Magiada Ciência, além de uma Mini-mostra de Ciência.

A esquete “Bate PapoSobre Energia”, mostra um conversa entre uma dona de casa, umaprofessora e um técnico da companhia energética. As dúvidas dadona de casa sobre consumo de energia são esclarecidas pelaprofessora e complementadas pelo técnico. Com linguagem simples, apeça se constitui numa aula especial sobre as várias formas deenergia e a grande crise energética que se avizinha.

Noshow, com 30 minutos de duração, o bem humorado GrupoMagia da Ciência, formado por estudantes da UFC, apresentae explica uma série de fenômenos científicos interessantes,interagindo com o público.