Secitece promove Seminário de Cooperação Internacional

3 de fevereiro de 2009 - 09:52

O encontro acontece dias 29 e 30 de janeiro e discutirá o 7º Programa Quadro de P&D da Comissão Européia

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) promove nesta quinta e sexta, dias 29 e 30 de janeiro, o Seminário de Cooperação Internacional sobre o “7º Programa Quadro de P&D da Comissão Européia”. O encontro é uma realização do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará e conta com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.

O evento contará com a participação dos especialistas Prof. Dr. Paulo César Gonçalves Egler, Coordenador do Projeto BB Bice/Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração da Universidade de Brasília e do Dr. Angel Landabaso, representante da DG Pesquisa da Comissão Européia no Brasil.

O objetivo do encontro é promover uma maior divulgação da sétima edição do Programa Quadro no Estado do Ceará. Representantes da universidades, instituições de fomento científico e do governo estadual irão discutir formas para viabilizar o acesso ao Programa e a obtenção de parcerias, a partir do reconhecimento da importância das cooperações internacionais e das relações bilaterais.

O Programa Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Comissão Européia é uma iniciativa da União Européia e visa desenvolver a pesquisa colaborativa entre os integrantes do bloco e outros países, em especial aqueles com os quais mantém acordos de cooperação bilateral, como o Brasil, a Rússia e a Índia.

“A presença das instituições que compõem o sistema SECITECE e outras convidadas permitirá que sejam identificadas as prioridades da pesquisa em nosso estado, além de prover informações acerca do Programa e do Edital, tendo em vista a complexidade que o reveste”, lembra a secretária adjunta, Teresa Mota.

Serviço: O Seminário acontece no Auditório Paulo Petrola, na UECE (Av.Paranjana, 1700 – Campus do Itaperi, Baairro Serrinha), dias 29 e 30 de janeiro, de 9h às 13h.

PROGRAMAÇÃO

Dia 29/01 (quinta-feira)

9:00 – Abertura com a apresentação dos objetivos do evento (representante da SECITECE)
             Apresentacao Cooperacao Internacional – Clique aqui! 

9:30 – Apresentação do 7º Programa Quadro ( Angel Landabaso e Paulo Egler )
             7º programa de PD em Fortaleza – Clique aqui! 

10:30 – Coffee break

11:00 – Painel de Debates ( Angel, Leonor Collor, Paulo e representante da SECITECE)

12:30 – Encerramento

Dia 30/01 (sexta-feira)

9:00 – Aspectos relevantes na preparação/apresentação de projetos para o FP7 ( Paulo Egler e Ana Carolina)
             Escrita de propostas do FP7 – Clique aqui!  

10:30 – Coffee Break

11:00 – Continuação

13:00 – Encerramento

*A agenda dos conferencistas inclui ainda visitas a instituições de pesquisa e reunião na SECITECE.