NUTEC comemora 30 anos

17 de dezembro de 2008 - 11:34

A festa em comemoração aos 30 anos do NUTEC será na próxima sexta, dia 12, no Auditório da FIEC, às 17h.

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), completa 30 anos de criação no dia 12 de dezembro de 2008. A festa em comemoração aos 30 anos do NUTEC será na próxima sexta, dia 12, no  Auditório da FIEC, às 17h.

Criado para promover, coordenar e realizar estudos e pesquisas científicas e tecnológicas industriais, o NUTEC leva em conta as condições, peculiaridades e o nível de desenvolvimento do Estado para desenvolver a inovação, adaptação, difusão, capacitação, prestação de serviços de assistência técnica e extensão tecnológica industrial. Sua missão é “viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento industrial sustentável, em benefício da sociedade”.

Sua estrutura conta com 17 laboratórios nas áreas de tratamento de superfície e corrosão, domissanitários e cosméticos, química ambiental, biocombustíveis, têxtil, segurança veicular, medidas elétricas, materiais e construção civil, rochas de revestimento e processos cerâmicos, análise e certificação de alimentos. Além disso, conta com uma incubadora de empresas de base tecnológica – PARTEC; uma certificadora de sistemas de gestão da qualidade – NUTEC CERT; um núcleo de apoio à exportação das empresas cearenses, através do PROGEX, com o apoio da FINEP, e o NUTEC EXPORT.

A meta do presidente João Pratagil Pereira de Araújo é de que, até 2015, o NUTEC seja reconhecido como um centro de excelência em tecnologias industriais inovadoras. De acordo com o presidente, o NUTEC atua para que o Estado do Ceará tenha um desenvolvimento industrial sustentável, oferecendo soluções tecnológicas e inovações que promovam a inserção competitiva das indústrias e de suas cadeias produtivas nos mercados nacional e internacional.

QUALIDADE – A partir da modernidade exigida por um Instituto de Tecnologia e da exigência cada vez mais acentuada da qualidade por seus clientes, o NUTEC envidou esforços no sentido de implantar seu Sistema de Gestão de Qualidade, sendo certificado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná, com a conformidade nos requisitos da norma NBR ISSO 9001-2000, em 01 de agosto de 2006.

Em julho de 2008, o Laboratório de Análises de Caju, Alimentos e Pesticidas do NUTEC conquistou o Certificado de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Com a certificação o Labcaju passa a ser o primeiro laboratório de ensaio/análises do Nordeste certificado pelo INMETRO. Segundo o presidente do NUTEC, João Pratagil, isso fará com que o Ceará possa ampliar a exportação de produtos, como frutas, já que as análises ganharão também aval internacional.

“A acreditação do INMETRO dá o reconhecimento da qualidade dos alimentos e um reconhecimento internacional da qualidade dos produtos exportados, certifica a qualidade dos alimentos que são importados e induz a melhoria da qualidade dos processos e produtos fabricados no mercado externo e interno”, enfatizou o coordenador de projetos do LABCAJU, Francisco de Assis Ferreira Lima.

A acreditação de laboratórios é concedida com base na NBR ISO / IEC 17025, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela International Laboratory Accreditation Cooperation (ILCA) e nos códigos de BLP da Organization for Econonic Cooperation and Development (OECD).