Teresa Mota participa de Seminário sobre APL

8 de dezembro de 2008 - 10:44

Sistema Assespro-Seitac e Sebrae-CE realizam seminário sobre Arranjo Produtivo Local (APL) e empossam diretorias

Em todo o estado do Ceará existem aproximadamente 600 empresas deTI (80% localizadas na RMF) que, juntas, representam um faturamento emtorno de R$ 250 milhões/ano. Estas empresas empregam 9.600profissionais com perfil educacional variando de ensino médio esuperior. No entanto, todo este potencial encontra-se diluído por faltade uma postura mais gregária do setor. Por conta disso, as empresas deTecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Ceará estão seorganizando para formar o Arranjo Produtivo Local (APL) do setor.

 A iniciativa de formar um APL exclusivo para a área de TI visareunir empresas da área de tecnologia localizadas na mesma região eligadas entre si, através de uma atividade produtiva principal,formando um conjunto que vai explorar a cooperação, a interação e atroca de experiências bem-sucedidas.
 
Para esclarecer diversos pontos da estratégia para um APL deTIC, será realizado, nesta segunda-feira (08/12), no Sebrae-Ce, oSeminário Arranjo Produtivo Local: Estratégia de Desenvolvimento dasEmpresas de TIC do Ceará. O objetivo do encontro (Ver programação abaixo),promovido pelo Sistema Assespro-Seitac e Sebrae-CE, é discutir epromover a sinergia de conhecimentos em APL, com aplicações práticasnas realidades empresariais do Ceará, possibilitando novos negóciosatravés do levantamento das necessidades, buscando a promoção e odesenvolvimento das empresas locais, agregando valores, capacitandopessoas, trocando e transferindo tecnologias e/ou serviçostecnológicos. O encontro durará todo o dia. O Público Alvo sãoempresários, gestores e coordenadores do APL do Ceará.
 
Posse – Diretorias
 
No mesmo dia, à tarde, acontecerá o lançamento da 4ª Edição daRevista ConecTI 2008, às 17h. Logo em seguida acontece o coquetel deencerramento do seminário e a Posse da Diretoria Executiva do SistemaAssespro/Seitac, eleita para o biênio 2009/2010. O empresário JorgeCysne (Fortes Informática) assume pela primeira vez a presidência daAssociação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação,Softwares e Internet no Ceará (Assespro-CE). Maurício Brito (DomínioInformática) é reconduzido para mais uma gestão à frente do Sindicatodas Empresas de Informática, Telecomunicações e Automação do Ceará(SEITAC). 
 
PROGRAMAÇÃO:
9h: Credenciamento
9h15: Abertura do Evento: Carlos Cruz – Superintendente do Sebrae-CE
9h30: Apresentação do Sistema Assespro/Seitac – Maurício Brito – Presidente do Seitac
9h45: Palestra Arranjos Produtivos e Inovativos Locais de MPEs- Carlos Artur Rocha – Superintendente do ITIC
10h: Apresentação do APL de TIC – Jorge Cysne – Coordenador do APL de TIC do Ceará e Vice-Presidente do Sistema Assespro/Seitac
11h: Intervalo – Coffeebreak
11h30: Palestra Arranjo Produtivo Local comoEstratégia Competitiva – Teresa Lenice Mota – Secretária Adjunta daCiência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará
13h às 14h: Almoço Hotel Blue Tree (defronte ao Sebrae)- Incluso
14h30: Palestra Dra. Helena Lastres
16h: Fórum de Discussão com a Professora Dra. Helena Lastres
17h: Lançamento da 4ª Edição da Revista ConecTI 2008
17h30: Coquetel de Encerramento e Posse da DiretoriaExecutiva do Sistema Assespro/Seitac, eleita para o biênio 2009/2010.