Áreas de formação

 

1. ÁREA BÁSICA:


Compreendem os cursos voltados para a iniciação na informática e qualificação profissional para escritório.

 

Informática Básica

O curso de Informática Básica é focado no aprendizado inicial em Tecnologia da Informação, voltado para pessoas que possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre informática. No curso são trabalhadas as noções iniciais, prática de digitação, conhecimento básico no pacote de escritório e acesso à internet.

 

Programa do curso:
1. Introdução à informática;
2. Internet;
3. Digitação;
4. LibreOffice Writer (básico);
5. LibreOffice Calc (funções básicas).

 

Informática para o Mercado de Trabalho

O curso de Informática para o Mercado de Trabalho é focado no aperfeiçoamento para pessoas que já possuem o conhecimento básico de informática e estão buscando melhorar suas habilidades, principalmente para o mercado. No curso há um maior aprofundamento no conhecimento voltado para o pacote de escritório (Writer, Calc, Impress…), também são abordados conhecimentos voltados para a aprendizagem dos requisitos mínimos das outras áreas de formação da UTD (Infraestrutura, Design e Programação).

 

Programa do curso:

1. Introdução à informática;
2. Noções básicas de internet;
3. LibreOffice Writer (completo);
4. LibreOffice Calc (completo);
5. LibreOffice Impress (básico);
6. Design Gráfico (básico);
7. Web Design (básico).

 

2. ÁREA DE INFRAESTRUTURA:

Compreendem os cursos voltados para qualificação profissional em manutenção física e rede.

 

Suporte e Manutenção de Computadores

O curso de Suporte e Manutenção de Computadores é focado no aprendizado em manutenção de computadores, tanto em sua parte física (Hardware), como em sua parte Lógica (Software), voltado para pessoas que já possuem o conhecimento básico em informática e dominam conceitos de Hardware e Software. No curso os alunos aprendem como praticar a manutenção de um computador a partir da substituição de peças até o controle do sistema operacional. Curso indicado para alunos que já fizeram o curso de Informática para o Mercado de Trabalho.

 

Programa do curso:

1. Conceitos básicos de Informática;
2. Hardware;
3. Software;
4. Manutenção corretiva e preventiva;
5. Redes e internet.

 

Rede de Computadores

O curso de Rede de Computadores é focado no aprendizado da comunicação entre os computadores, gerenciamento de rede e conhecimento da estrutura, voltado para pessoas que já possuem um conhecimento considerável em Hardware e Software, em outras palavras, que já tenha feito o curso de Suporte e Manutenção de Computadores. No curso os alunos aprendem como criar uma rede entre computadores, gerenciá-la e prover manutenção da mesma.

 

Programa do curso:

1. Conectividade, fundamentos de redes e arquitetura TCP/IP;
2. Fundamentos de segurança da informação;
3. Fundamentos de sistemas operacionais;
4. Gestão de segurança corporativa;
5. Segurança de dispositivos móveis;
6. Gestão de tecnologia;
7. História e características do linux;
8. Comandos básicos;
9. Serviços de rede.

 

3. ÁREA DE DESIGN:
Compreendem os cursos voltados para qualificação profissional visual em informática.

 

Design Gráfico

O curso de Design Gráfico é focado no aprendizado das artes visuais, na criação e na manipulação visual, em outras palavras criar e editar imagens de acordo com a necessidade. No curso os alunos utilizam dois programas em especial, Gimp e Inkscape, que possuem ferramentas essenciais para o tratamento de imagens e desenvolver a atividade proposta. Curso indicado para alunos que já fizeram o curso de Informática para o Mercado de Trabalho.

 

Programa do curso:

1. Introdução ao design gráfico;
2. Desenho vetorial – Inkscape;
3. Manipulação de imagens – GIMP;

 

Web Design

O curso de Web Design é focado no aprendizado de construção e gerenciamento de uma página web, porém aliado ao conhecimento na criação e manipulação de imagens, voltado para pessoas que já possuem o conhecimento ou fizeram o curso de Design Gráfico. No curso os alunos basicamente trabalham com linguagem html, CSS e WordPress.

 

Programa do curso:

1. Introdução ao web design;
2. Trabalhando com html;
3. CSS;
4. Bootstrap;
5. Responsividade;
6. Layout e WordPress;
7. VII JavaScript.

 

4. ÁREA DE PROGRAMAÇÃO:
Compreendem os cursos voltados para qualificação profissional lógica em informática.

 

Introdução à Programação

O curso de Introdução a Programação é focado no aprendizado inicial da área de programação, buscando capacitar os participantes em Lógica de Programação, por meio das linguagens, como exemplo Java e PHP. Curso indicado para alunos que já possuem o conhecimento ou já fizeram o curso de Informática para o Mercado de Trabalho.

 

Programa do curso:
1. Lógica de programação;
2. Linguagem de programação;
3. SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados);
4. Linguagem web.

 

Jogos Digitais

O curso de Jogos Digitais é focado no aprendizado em desenvolvimento de jogos digitais, passando pelo conhecimento teórico sobre jogos em geral, estruturas de jogos, programação em jogos e assim a diante, buscando trabalhar a criatividade dos alunos e tendo como resultado o jogo em si. O curso é indicado para alunos que já possuem algum conhecimento básico de programação ou tenham feito o curso de Iniciação à Programação.

 

Programa do curso:
1. Introdução ao design de jogos;
2. Mecânicas e roteirização;
3. Arte e animação;
4. Lógica e implementação;
5. Marketing.

 

Arduíno

O curso é focado no aprendizado avançado sobre arduíno e suas aplicações, onde são trabalhados conceitos de eletrônica e programação associados à plataforma arduíno, tem como objetivo final o desenvolvimento de projetos na área. O curso terá como material equipamento para construção de drones e é indicado para pessoas que possuem o conhecimento ou fizeram o curso de eletrônica.

 

Linguagem de Programação JAVA

O curso é focado no aprendizado da programação em linguagem JAVA, buscando-se conceituar sobre a linguagem, trabalhar com a programação orientada e seus principais pilares. O curso é indicado para pessoas que já possuem o conhecimento ou fizeram o curso de Introdução à Programação.

 

Programa do curso:

1. Introdução ao java;
2. Elementos básicos da programação java;
3. Java POO (programação orientada a objetos);
4. Collections framework;
5. GUI – utilizando o swing;
6. Eventos;
7. Integração java e MySQL;
8. Java web;
9. JavaServer pages;
10. MVC – Model View Controller;
11. GIT.

 

Linguagem de Programação PHP

O curso é focado no aprendizado da programação em linguagem PHP, buscando-se conceituar sobre a linguagem, trabalhar com a programação orientada a objetos e seus principais pilares. O curso é indicado para pessoas que já possuem o conhecimento ou fizeram o curso de Introdução à Programação.

 

Programa do curso:

1. Bootstrap;
2. Lógica de programação em PHP;
3. Especialidades do PHP;
4. PHP orientado a objetos;
5. Interação PHP – Banco de dados.