8 de março: Secitece e Centec ofertam 747 vagas em cursos gratuitos para mulheres

8 de março de 2021 - 14:51

Lançamento da ação aconteceu em live nesta segunda-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento profissional na população feminina, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) lançaram nesta segunda (8/3), Dia Internacional da Mulher, as inscrições para 747 vagas em 13 cursos remotos gratuitos voltados, preferencialmente, para mulheres. O lançamento aconteceu em uma live com a participação do secretário Inácio Arruda e da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secitece, Nágyla Drumond, além do presidente do Centec, Silas Alencar. O evento contou ainda com a participação de gestoras de alguns dos CVTs espalhados pelo Estado.

As inscrições para os cursos estarão disponíveis em www.centec.org.br só até esta segunda-feira. A relação das estudantes aprovadas será divulgada na nesta sexta-feira (12/3) e as aulas já terão início no dia 15 de março. As capacitações são as seguintes: Técnicas de negociação e vendas, Noções de informática, Noções de eletricidade com segurança, Noções de nutrição e educação alimentar, Cultivo de hortaliças em ambiente doméstico, Técnicas do assistente administrativo, Ferramentas digitais, Técnicas de Instalações Hidrossanitárias, Eletricidade básica para mecânico de motos, Noções de operador de caixa, Norma Regulamentadora Nº 10 (NR-10), Noções de liderança e gestão de pessoas e Prevenção e controle de verminoses em ovinos e caprinos.

O secretário Inácio Arruda reforçou a importância da data e das ações voltadas ao público feminino no contexto atual. “Neste dia de reflexão e de luta, temos mulheres na linha de frente no combate à Covid-19 e no enfrentamento da pandemia, mesmo com um governo federal que desacredita todas as orientações sanitárias e em um país que está de joelhos. Mas hoje também é um dia de alegria, onde temos o Centec com grande participação na transferência de tecnologias para a população feminina no interior, na roça. Sabemos que podemos fortalecer ainda mais esse tipo de iniciativa, envolvendo, inclusive, nossas vinculadas, dentre elas as nossas universidades estaduais e a própria Funcap”, destacou Inácio.
O presidente do Instituto Centec, Silas Alencar, informou que as capacitações estão sendo ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) em Boa Viagem, Campos Sales, Fortim, Granja, Horizonte, Itaiçaba, Jucás, Ipu, Maranguape, Missão Velha, Mauriti, Piquet Carneiro, Quixeré, Tauá e Viçosa do Ceará.

Podem participar apenas pessoas que moram no Ceará, independente do município ou de qual unidade do Centecs está ofertando o curso, pois as aulas continuam sendo transmitidas pela internet para preservar a saúde dos alunos, professores e demais colaboradores da instituição durante a pandemia. O processo seletivo dará preferência às mulheres no preenchimento das vagas.

Critérios de seleção

Estes cursos têm o objetivo de favorecer a população que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente durante a pandemia. Por isso, é importante que os interessados fiquem atentos aos pré-requisitos de cada curso, como a escolaridade e a necessidade de possuir um computador, notebook, tablet ou celular com acesso à internet.

Além disso, só podem participar pessoas a partir de 16 anos e com renda mensal familiar de até um salário-mínimo, beneficiários do programa Mais Infância, desempregados ou pessoas em busca do primeiro emprego.

Na sexta-feira (12/03) será divulgada uma lista com 40 alunos classificados e 20 classificáveis, que serão convocados somente em caso de desistência até o 2º dia de aula e na ordem de classificação. Só é permitido que cada pessoa participe de um curso por vez.

Como realizar inscrição

O candidato deve acessar o Sistema de Inscrições do Centec, o SisGet, e realizar um cadastro para criação de login e senha. É muito importante informar o e-mail e telefone corretamente, pois, após a finalização das inscrições, é através dele que o professor entrará em contato para dar orientações sobre as aulas e para enviar o link da sala de aula. Após concluir o cadastro, é só entrar no Sistema com o login e senha recém-criados e efetuar a matrícula no curso desejado.

Um e-mail institucional do Centec será criado para cada aluno aprovado, que será válido apenas para o curso e a turma escolhidos e durante o período das aulas, sendo desativado após o término do curso.

Como participar das aulas

As aulas são transmitidas ao vivo através dos aplicativos “Google Sala de Aula” e “Google Meet”. O aluno deverá ter um computador, notebook ou celular com acesso à internet (e baixar os aplicativos), com câmera e microfone para interação durante as aulas.

Inscrições: 8 de março de 2021
Divulgação dos candidatos selecionados e lista de espera: 12 de março
Período das aulas: aulas 15 a 26 de março

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail deti@centec.org.br ou pelo WhatsApp (85) 9867-0030.

Confira mais informações sobre os cursos ofertados:

Curso: Técnicas de negociação e vendas
Turma 01: 14h às 18h
Turma 02: 8h às 12h
Vagas: 40 pessoas
Unidade do Centec: CVT Boa Viagem, Fortim

Curso: Noções de informática
Turma 02: 18h às 22h
Escolaridade: Ensino fundamental
Pré-requisito: 0(a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet
Unidade do Centec: Campos Sales e Quixeré

Curso: Noções de eletricidade com segurança