Secitece e Centec alinham ações para qualificar milhares de cearenses

12 de abril de 2024 - 18:44

Ao todo, serão R$ 25 milhões destinados à iniciativa

A secretária Sandra Monteiro se reuniu, na tarde da última segunda (8), com a direção do Instituto Centec. O encontro teve como objetivo a definição e o alinhamento das metas a serem alcançadas a partir do Contrato de Gestão nº 01/2023 – Secitece/Centec. O documento prevê a execução, pela Organização Social contratada, das ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no estado.

Participaram da reunião, representando o Centec: o diretor-presidente, Acrísio Sena; o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte; o diretor de Ensino e Pesquisa, Silas Alencar; a coordenadora jurídica, Marjory Mara; e a coordenadora da Assessoria de Planejamento, Márcia Leite. Pela Secitece, estiveram presentes, além da titular Sandra Monteiro, a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão; a coordenadora de Qualificação Profissional, Katiane Queiroz; e o coordenador jurídico, Rafael Maia.

Durante o encontro, Sandra destacou alguns tópicos do contrato, que prevê cerca de R$ 25 milhões para execução das ações de educação profissional de abril deste ano até março de 2025. Em destaque, a oferta de 450 cursos de qualificação profissional nas 14 macrorregiões do estado. Ao todo, serão mais de 10 mil cearenses alcançados com as capacitações no período.

Ceará Sem Fome

No contrato, também está assegurada a oferta de 50 turmas voltadas à formação continuada para beneficiários do Programa Ceará Sem Fome. Os cursos, de curta duração, irão qualificar profissionalmente mil pessoas atendidas pela iniciativa, que busca combater a fome em todo o estado. Estão previstas capacitações nas áreas de informática, saúde e estética, educação, comércio, gestão e negócios, vestuário, alimentos e bebidas e setor automotivo, dentre outros.