Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral apresenta resultados de 2025 e fortalece integração com Secitece

20 de fevereiro de 2026 - 16:21 # # # # # # # # #

Encontro marca alinhamento estratégico entre CICCS e Secitece para ampliar inovação, empreendedorismo e popularização da ciência no Ceará

 

Na tarde desta quinta-feira (19), o Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral (CICCS) esteve na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) para uma reunião institucional com representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) de Sobral para apresentar resultados, integrar ações e Programas da Secretária no Centro de Inovação.

O encontro contou com a presença da diretora do CICCS, Joyce Albuquerque, do secretário da STDE de Sobral, Messias Aguiar Alcântara, da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, da secretária titular da pasta, Sandra Monteiro e do cientista-chefe de Ciência e Tecnologia, professor Henry Campos.

 

Durante a reunião, foram apresentados os resultados de 2025, com foco no cumprimento das metas físicas estabelecidas junto à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Esses dados são registrados no portal da instituição e entregues trimestralmente.

Entre os destaques, a equipe do CICCS apresentou uma trilha formativa inovadora voltada para empreendedores tradicionais da região de Sobral. A iniciativa proporcionou uma jornada de desenvolvimento e abriu espaço para a incorporação de práticas de gestão da inovação aplicadas a corporações.

A reunião também discutiu apoio para metas específicas que exigem maior expertise, como rodadas de negócios voltadas à atração de investimentos. Nesse contexto, se abre a possibilidade de parceria com a iniciativa Conexão & Capital, já consolidada na Feira do Conhecimento, o maior evento de popularização da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado do Ceará, ampliando assim o alcance das ações.

 

Integração com programas da Secitece

A análise das metas e resultados revelou que mais oportunidades podem ser geradas.
O CICCS poderá participar da Feira do Conhecimento Regional e do programa Ceará Faz Ciência, ambos da Secitece, fortalecendo a popularização da ciência no interior.

Outro ponto prioritário é a aproximação com a Universidade do Trabalho Digital (UTD), com a perspectiva de criação de novos laboratórios voltados à formação de desenvolvedores digitais.

 

A estratégia é integrar ainda mais as agendas coletivas da Secitece e do CICCS, promovendo parcerias e ampliando o impacto das ações de inovação social e tecnológica.

Com esses resultados e novas articulações em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Secitece, da STDE de Sobral e o CICCS, reafirmam seu papel como agentes estratégicos na promoção da inovação e da ciência no Ceará, fortalecendo o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia no Estado.