Ceará lança o primeiro Hub de Games do Nordeste

4 de fevereiro de 2026 - 15:28


Secitece esteve presente no evento, reforçando a importância da articulação institucional para o sucesso da iniciativa

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e o Instituto Centec lançaram, nesta terça-feira (3), o primeiro Hub de Games do Ceará, iniciativa voltada ao fortalecimento do setor de jogos digitais no estado e à ampliação de oportunidades para quem já desenvolve ou pretende estruturar negócios na área.

Representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), participaram do evento a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão; a gerente de Tecnologias Criativas, Flaviene Vasconcelos; e a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Sarah Monteiro, reforçando a articulação institucional para a execução do projeto no estado.

O anúncio também contou com a presença do presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; e da secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela.

No âmbito das ações da Secitece voltadas ao setor de games, a pasta tem atuado de forma estratégica na construção e no fortalecimento do ecossistema, por meio da oferta de cursos de formação, como o de publicação de jogos da Universidade do Trabalho Digital (UTD), realizado em parceria com a Google, além da contribuição com infraestrutura, equipamentos e equipes capacitadas, a exemplo do CVT Fortaleza.

Durante o lançamento do Hub, a secretária executiva Adeline Lobão ressaltou que o impacto das ações da Secitece no setor vai além do entretenimento. “Não estamos falando apenas de jogos, mas de emprego, inovação, desenvolvimento e futuro. A realização da primeira Game Jam e o diálogo constante com os agentes do setor mostram que a Secitece está fomentando o ecossistema de games de forma estruturada, para que o Ceará avance cada vez mais”, destacou.


Inscrições para acelerar negócios

Nesta fase inicial, o Hub de Games receberá projetos de empresas e estúdios na categoria Aceleradora de Negócio, com foco em impulsionar empreendimentos, aprimorar produtos e ampliar a capacidade de atuação no mercado. As inscrições estão disponíveis no site cearajogos.com.br.

Dentro do Hub, a Aceleradora de Negócio foi desenhada para apoiar estúdios e empresas cearenses com orientação especializada, desenvolvimento de estratégias e amadurecimento de modelos de negócio, reunindo ações de formação e acompanhamento para tornar os projetos mais competitivos. A iniciativa integra um conjunto de atividades do Hub que busca conectar criação, profissionalização e crescimento da cadeia produtiva dos games no Ceará, em diálogo com a economia criativa e a inovação.

O presidente do Centec, Acrísio Sena, destacou que a iniciativa beneficia os criadores de jogos e fortalece a economia cearense. “O Hub de Games abre um caminho para os desenvolvedores estruturarem seus projetos e encontrarem suporte técnico para avançar. Queremos transformar talento em oportunidade e ampliar a presença do Ceará no mercado de games”, afirmou.

Para a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, “o investimento da Cultura nos games reconhece os jogos como uma linguagem artística e um setor estratégico da economia criativa. Com este Hub, queremos garantir condições para que estúdios e criadores do Ceará tenham apoio, estrutura e oportunidades para desenvolver projetos, gerar trabalho e levar nossa identidade cultural para novas plataformas”.

O Hub de Games tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do setor no Ceará, incentivando a criação, a qualificação profissional e o crescimento de estúdios, valorizando produções com identidade cultural cearense e promovendo diversidade, inclusão e inovação.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secult