Secitece destaca papel da ciência durante Sessão Solene em homenagem a pesquisadores
24 de outubro de 2025 - 09:47

Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Fortaleza
Em celebração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, participou, nesta quarta-feira (22), da sessão solene promovida pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), no Plenário Fausto Arruda. A iniciativa, proposta pelo vereador Gabriel Aguiar, reuniu representantes de universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos para homenagear cientistas e pesquisadores que impulsionam o desenvolvimento do conhecimento no Estado.
Durante seu pronunciamento, Sandra Monteiro ressaltou a importância do momento e o reconhecimento àqueles que se dedicam à ciência como instrumento de transformação social. “Com muito orgulho, vejo pessoas conhecidas comprometidas com a ciência, como um mote para a cidadania plena e também muito feliz pelo dia de hoje, que é representativo do que essas pessoas trazem de entrega, seja no dia do pesquisador, seja no dia a dia da ciência”, afirmou a secretária.

A gestora aproveitou a ocasião para reforçar o convite à Feira do Conhecimento (FdC), maior evento de popularização científica do Ceará, que será realizado de 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. “Próximo mês, as ações de democratização da ciência e tecnologia vão se encontrar. É gratuito, o conhecimento é democrático, é inclusivo. O Governo do Estado tem trabalhado e avançado neste âmbito da educação, como modificar pessoas e as pessoas modificarem suas vidas para melhor”, destacou.
O proponente da sessão, vereador Gabriel Aguiar, lembrou que a sessão solene proposta por ele é um gesto simbólico de valorização dos profissionais que fazem da pesquisa um compromisso com o progresso da sociedade. “Esse é um gesto simbólico de reconhecimento dessas pesquisadoras e desses pesquisadores das diversas instituições do nosso Ceará. Além de empurrar a fronteira do conhecimento, eles contribuem nas áreas da saúde, da conservação biológica e do entendimento do universo e de nós mesmos”, afirmou.

Entre os homenageados, o professor Hermógenes David de Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), destacou a relevância da pesquisa científica para a formação de novos profissionais. “A pesquisa é importante para o ensino e para a sociedade. As atividades em laboratório nos ensinam a pensar em soluções que impactam positivamente a vida das pessoas”, afirmou.
A mesa da cerimônia contou com a presença do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares; da vice-reitora da UFC, Diana Azevedo; do chefe do Departamento de Pesquisa e Inovação do IFCE, Fábio Alencar; e outras autoridades.


Instituído pela Lei nº 10.221/2001, o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico celebra a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1948, e reconhece a relevância da pesquisa para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Em Fortaleza, o trabalho das universidades e centros de pesquisa — como a UFC, a Uece, o IFCE e a Embrapa — tem sido fundamental para impulsionar a inovação, formar novos cientistas e promover um futuro baseado no conhecimento e na sustentabilidade.
Homenageados
Pesquisadores da UFC:
Prof. Dr. Hermógenes David de Oliveira
Dra. Andréa Santos Costa
Profa. Dra. Nágila Maria Pontes Silva Ricardo
Profa. Dra. Luana de Morais Semião
Pesquisadores da Uece:
Prof. Dr. José Henrique Leal Cardoso
Dra. Kerly Shamyra Silva Alves
Profa. Dra. Mona Lisa Moura de Oliveira
Dr. Daniel Silveira Serra
Pesquisadores do IFCE:
Profa. Dra. Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral
Prof. Dr. Adeildo Cabral da Silva
Profa. Dra. Rafaela Camargo Maia
Prof. Dr. Marcelo Oliveira Teles de Menezes



Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza