Ceará brilha no Robótica 2025 e garante vaga no maior campeonato de robótica do mundo
24 de outubro de 2025 - 17:24

Equipes Robogrip e Espectro EMDR, do IFCE Fortaleza, foram algumas das vencedoras
Estudantes cearenses protagonizaram um dos destaques do Robótica 2025, o maior evento de robótica da América Latina, realizado neste mês de outubro. Representando diferentes instituições de ensino, desde escolas de ensino médio até institutos federais, as equipes do Ceará conquistaram premiações de destaque nacional e garantiram vaga na RoboCup 2026, o maior campeonato de robótica e inteligência artificial do mundo, que será realizado em Incheon, na Coreia do Sul.
Byte Volta e Águabots: Ceará no topo do pódio nacional
Representando o Farias Brito Pré-Vestibular Aldeota (Fortaleza), as equipes Byte Volta e Águabots dominaram suas categorias e garantiram classificação direta para o mundial.
Equipe Byte Volta
• Prêmios:
◦ 1º Lugar – RoboCup Junior Rescue Maze
◦ 1º Lugar – Super Teams
• Conquistas:
◦ 1º Lugar – Desafio Técnico
◦ 1º Lugar – Documentação Técnica
◦ Aproveitamento de 93,69% na pontuação final
• Integrantes: João Pedro Vieira Silveira, João Vitor Garcia Geiss, Kaleo Soares Mendonça e Miguel Araruna Santos
• Orientadores: João Augusto Carvalho Araújo e Israel Franklin Dourado Carrah

Byte Volta
Equipe Águabots
• Prêmios:
◦ 1º Lugar – RoboCup Junior Rescue Simulation
• Conquistas:
◦ 1º Lugar – Documentação Técnica
◦ Aproveitamento de 99,86% na pontuação final
• Integrantes: Isaac Newton da Silva Araújo, Vinícius Ferreira Salgado Oliveira, Isabella Fernanda Gomes Pereira Araújo e Manuella Autran do Nascimento Magalhães
• Orientadores: João Augusto Carvalho Araújo e Israel Franklin Dourado Carrah

Águabots
Interior também brilha: Crato e Caucaia em evidência
O desempenho cearense no Robótica 2025 também foi impulsionado por equipes do interior, que conquistaram resultados expressivos.
Equipe Eletric Quartet
• Instituição: Colégio Pequeno Príncipe (Crato)
• Prêmios:
◦ 2º Lugar – RoboCup Junior Rescue Line – Nível 1
◦ Melhor nota no Diário do Robô
• Alunos: Mateus Muniz Barreto, Mateus Nunes de Sousa Lima, Cícero Gabriel de Castro Lange Ness e Élika Ulysséia Maia Liberalino
• Orientadores: Alexsandro Ferreira Coelho, Elyangela Pinheiro de Moura e Haoni Caiena

Eletric Quartet
Equipe Trifásicos
• Instituição: IFCE – Campus Caucaia
• Prêmio: Maker, pela inovação e criatividade em soluções robóticas
• Alunos: Caio Rodrigues Juvenal Sampaio, Johnny Lei Martins da Rocha, Karynne Vieira Cassiano e Maria Eduarda Monteiro Duarte Queiroz
• Orientador: Pedro Henrique Almeida Miranda

Trifásicos
Inovação com impacto social: projetos do IFCE Fortaleza são reconhecidos
Além das competições, o Robótica 2025 premiou projetos voltados para inovação com propósito social. O Ceará também se destacou nesta área com duas iniciativas desenvolvidas no IFCE Fortaleza, por alunas do Laboratório de Inovação Tecnológica (LIT).
Projeto ROBOGRIP: Garra Robótica Interativa Controlada por Interface Web
• Reconhecimento: Menção Honrosa na Mostra Nacional de Robótica
• Alunas: Luana Stefany Moura dos Santos e Gabriela Teixeira Leite
• Orientadora: Rejane Cavalcante Sá Rodrigues
Projeto ESPECTRO EMDR: Uma Abordagem de Baixo Custo para a Psicologia
• Reconhecimento: Menção Honrosa na Mostra Nacional de Robótica – Etapa Espírito Santo
• Alunas: Luana Stefany Moura dos Santos e Gabriela Teixeira Leite
• Orientadores: Rejane Cavalcante Sá Rodrigues e Jorge Luiz Wattes Oliveira Junior
Protagonismo cearense na ciência e tecnologia
A participação das equipes cearenses no Robótica 2025 destacou o potencial do estado na área de ciência, educação e inovação. Em uma das maiores competições de robótica da América Latina, os estudantes demonstraram domínio técnico, criatividade e capacidade de resolver problemas, posicionando o Ceará entre os destaques nacionais.
Esse resultado reflete a qualidade do ensino, o comprometimento dos educadores e o trabalho consistente das instituições envolvidas. Com duas equipes classificadas para o RoboCup 2026, principal torneio internacional da modalidade, o estado reafirma seu papel na formação de jovens preparados para os desafios da tecnologia e da transformação social.