Secitece leva Ceará ao maior evento de robótica da América Latina

21 de outubro de 2025 - 16:41


Participação no Robótica 2025, em Vitória (ES), reforça compromisso do Estado com a inovação e a educação tecnológica

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) participou do Robótica 2025, realizado de 13 a 19 de outubro, na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Vitória. O encontro é considerado o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, reunindo mais de 2 mil pesquisadores, estudantes e profissionais em competições, congressos e mostras científicas.
O Ceará foi representado pela gerente de Tecnologias Criativas da Secitece, Flaviene Vasconcelos, e pelo analista do programa CriarCE, João Augusto Araújo. A presença da delegação cearense reforça o compromisso do Estado em estimular o ensino de robótica e o desenvolvimento tecnológico como ferramentas de transformação social e educacional.

Entre as principais atividades do evento estiveram a Mostra Nacional de Robótica, a Competição Brasileira de Robótica e a Olimpíada Brasileira de Robótica, que mobilizaram jovens de todo o país em desafios que vão desde a programação de robôs humanoides até projetos de impacto social.


A edição de 2025 marcou a primeira vez em que o Robótica foi realizado no Espírito Santo, consolidando o evento como um dos maiores encontros de tecnologia educacional do continente e ampliando sua relevância no cenário internacional.