ICID 2025 debate desertificação e participação social no terceiro dia de programação

18 de setembro de 2025 - 17:19


Palestras discutem papel das instituições de Ciência e Tecnologia e o controle social como instrumentos para o desenvolvimento sustentável no semiárido

O terceiro dia de debates da 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025), que ocorre em Fortaleza, contou com painéis que destacam a urgência de frear o avanço da desertificação no Nordeste e a importância da participação cidadã na construção de políticas públicas sustentáveis para o semiárido brasileiro.

Um dos destaques da manhã desta quarta-feira, 17, foi a palestra “O que as Instituições de Ciência e Tecnologia estão desenvolvendo para frear o avanço da desertificação no Nordeste do Brasil”, com as participações de Marcelo Carneiro Leão, diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE); do professor Leonardo Cavalcanti, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); da professora Alecksandra Vieira, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e de Wendson Dantas, professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). O painel apresentou iniciativas desenvolvidas por universidades e institutos de pesquisa, além de debater o impacto real das tecnologias já implementadas no bioma Caatinga.

Outro tema em pauta foi o “Controle Social como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido”. A mesa reuniu Alexandre Costa (Fórum Cearense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Combate à Desertificação), Francisco Campelo (Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga), Sabrina Cabral (Comitê Participativo da Juventude Campeã do Clima da COP30) e Ivi Liana (ASA). A discussão evidenciou como a participação cidadã, a transparência e o engajamento comunitário são elementos centrais para fortalecer políticas públicas, promover justiça socioambiental e impulsionar a resiliência regional.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, destacou que o enfrentamento à desertificação no semiárido depende da integração entre inovação científica e práticas sociais sustentáveis. Segundo ela, as instituições de pesquisa têm avançado em diferentes áreas, desde o desenvolvimento de materiais mais eficientes para energia solar até o estudo de plantas resistentes à seca.

“Isso acontece em articulação de pesquisadores do Brasil com especialistas de países que também convivem com regiões áridas ou em processo de desertificação, a exemplo de nações na África, bem como em países como França, México e China. Além das pesquisas tecnológicas, há também inovações sociais voltadas para comunidades que precisam conviver com a aridez de forma sustentável e economicamente viável”, pontuou.

Fechando a programação do dia, o encontro dos governadores do Nordeste, que se reuniram na COP Nordeste para discutir estratégias conjuntas de adaptação às mudanças climáticas e consolidar uma proposta regional de enfrentamento à crise climática e à transição ecológica.

O que vem por aí
A programação da quinta-feira (18) inclui painéis sobre o mapeamento dos impactos regionais da seca, adaptação à variabilidade climática e a apresentação de práticas comunitárias sustentáveis no semiárido. Também está prevista a discussão sobre a participação social em ciência, tecnologia e inovação, além do lançamento do Atlas Global da Seca e do Observatório Internacional de Resiliência à Seca.

Organização
A ICID 2025 é uma promoção do Governo do Ceará, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A realização está a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A coordenação executiva é do CGEE, e o evento conta com apoio de instituições como UNCCD, ANA, Embrapa, Embaixada da França no Brasil e Cemaden; além de patrocínio da FIEC e do Sebrae.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla. A programação completa está disponível em: www.icid2025.com.br/programacao.

Serviço
3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2025)
Data: 15 a 19 de setembro de 2025
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza (CE)
Mais informações: www.icid2025.com.br