ICID2025: ensino superior cearense integrará programação do evento internacional
7 de agosto de 2025 - 12:41
Reunião do CRUC na Secitece reforçou importância do engajamento das instituições na conferência, marcada para setembro
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) sediou, nesta quarta-feira (6), uma reunião do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (CRUC) com o objetivo de alinhar a participação das instituições de ensino superior do estado na 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025).
O encontro contou com a presença da secretária da Secitece, Sandra Monteiro; da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Adeline Lobão; do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; do consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e membro da comissão organizadora da ICID2025, Antonio Rocha Magalhães; além de reitores e representantes das universidades.
Durante a reunião, o secretário Inácio Arruda enfatizou a importância de um engajamento ampliado das instituições no evento. “O Ceará é o estado-sede da conferência e, por isso, precisa liderar com protagonismo. Precisamos das universidades mobilizadas, compartilhando pesquisas, experiências e soluções para os desafios do semiárido”, destacou.
Atividade paralela
Entre as propostas discutidas está a realização de um evento paralelo dentro da ICID2025, com a participação ativa das universidades. A ideia é criar um espaço para que cada instituição possa apresentar experiências exitosas na graduação e pós-graduação, por meio de painéis e debates, além de fortalecer a visibilidade das ações das IES junto ao público internacional.
Durante o encontro, a secretária Sandra Monteiro mostrou as funcionalidades do site oficial da ICID2025 (www.icid2025.com.br), destacando a programação desta edição – como um dos painéis que abordará o avanço no compartilhamento de dados e monitoramento de mudanças climáticas – e lembrou que as inscrições estão abertas tanto para participação no evento quanto para o envio de artigos científicos.
A ICID2025 acontecerá de 15 a 19 de setembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE), reunindo autoridades nacionais e internacionais, especialistas e cientistas renomados em mais de 40 sessões temáticas. A promoção é do Governo do Ceará, em parceria com o MCTI. A realização está a cargo da Secitece, Sema e Funceme. A coordenação executiva é do CGEE, e o evento conta com apoio da UNCCD, Cemaden, ANA, EMBRAPA e da Embaixada da França no Brasil.
Além das sessões técnicas, a conferência promoverá trocas institucionais entre entidades como o Consórcio Nordeste, e a elaboração da “Carta do Nordeste”, documento que será apresentado durante a COP30, em novembro, na cidade de Belém (PA).
Pautas para a próxima reunião
Para o próximo encontro do CRUC, a Secitece sugeriu como pautas a serem discutidas: a integração de ações das universidades com os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, ofertados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e a aproximação das IES com a Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) para atividades no Centro de Saúde do Atleta Cearense (CSAC) nas áreas de Saúde e Educação Física.