Educação a distância: Ceará avança para seleção unificada nos polos da UAB
4 de julho de 2025 - 15:49
Reunião entre Secitece e representantes das universidades discute plataforma pioneira que integrará processos seletivos em todo o estado
Representantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e coordenadores dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) participaram, na última quarta-feira (2), de uma reunião virtual para discutir a criação de uma plataforma que unificará o processo seletivo da UAB no estado.
O encontro contou com a presença da secretária da Secitece, Sandra Monteiro, do coordenador da Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto, além de gestores de instituições de ensino superior credenciadas na UAB: Carlos Kleber, reitor da Urca; Fábio Castelo Branco e Rameres Régis (Uece); Igor Paim (IFCE); Maria José Araújo (UVA); Isydorio Alves (Urca); Nilo Cesar (UFCA); Antonio Carlos Barros (Unilab), além de Virgínia Tavares, representante do Fórum Nacional da UAB.
Na reunião, foi apresentada a proposta pioneira que prevê a criação de um sistema integrado para operacionalizar os processos seletivos em todos os polos da UAB no Ceará de forma unificada. Um dos diferenciais é a integração com a plataforma Gov.br, o que deve garantir mais segurança, praticidade e transparência para candidatos e universidades.
Vantagens da plataforma
Entre as vantagens apontadas está a otimização de recursos, já que a plataforma agilizará cadastros, inscrições e conferência de documentos, além de poupar tempo das equipes envolvidas. A seleção unificada também permitirá a abertura simultânea de vagas em diferentes polos, criando um banco de dados que poderá viabilizar uma futura mobilidade acadêmica entre os municípios. “Se vamos caminhar para a universalização dos polos, que façamos a universalização do processo seletivo”, reforçou um dos encaminhamentos.
Na reunião, ficou definido que um novo encontro será realizado para avaliar a origem dos investimentos necessários para o desenvolvimento da plataforma, que poderá ser entregue em até oito meses após o início da sua implementação. O sistema será abrigado na Secitece.
O Ceará deverá ser o primeiro estado do País a alcançar a Universalização da Educação Superior, com a meta de beneficiar todos os 184 municípios com cursos de nível superior por meio da rede UAB. Atualmente, o estado já caminha para alcançar 153 polos, consolidando-se como referência nacional em expansão e democratização do ensino superior.