Secitece e SDE articulam parceria para apoiar startups a ingressarem no mercado
3 de julho de 2025 - 14:57
Reunião entre secretarias discute ações conjuntas para impulsionar negócios inovadores e fortalecer o ecossistema Ceará Valley
A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, reuniu-se com a coordenadora de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Márcia Noronha, para alinhar estratégias de apoio às startups cearenses que já estão prontas para o mercado, mas que enfrentam desafios para comercializar seus produtos ou serviços. O encontro aconteceu nesta terça-feira (1º), no gabinete da titular da Secitece, e contou com as presenças da coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da pasta, Sarah Monteiro; e das integrantes da Coordenadoria de Inovação da SDE, Fernanda Diógenes e Camila Almeida.
A pauta teve como foco a construção de uma parceria entre as duas secretarias, aproveitando o caráter complementar de suas atuações: enquanto a Secitece fomenta a inovação, a SDE atua no desenvolvimento de negócios inovadores. Uma das propostas em discussão é a concessão de subvenção econômica — modalidade de apoio financeiro não reembolsável — para que as startups possam aprimorar tecnologias, contratar consultores especializados, adquirir insumos e equipamentos, entre outras necessidades, de modo a impulsionar a comercialização de seus produtos e/ou serviços.
A iniciativa busca minimizar os riscos que normalmente afastam investimentos privados em negócios emergentes, contribuindo para ampliar a competitividade e o ingresso de soluções inovadoras no mercado.
Além disso, as representantes debateram o mapeamento do ecossistema de inovação do Ceará, que deverá ser consolidado na plataforma Ceará Valley. O objetivo é reunir informações atualizadas sobre startups, laboratórios, infraestrutura e atores do setor, fortalecendo as conexões e oportunidades para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado.