Funcap reúne pesquisadores do Programa Cientista Chefe para apresentação de resultados
23 de maio de 2025 - 09:56
O encontro será de 26 a 30 de maio, na sede da Fundação, em Fortaleza
A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), irá realizar, entre os dias 26 e 30 de maio, um encontro de pesquisadores, gestores e técnicos de vários órgãos do Governo do Ceará para apresentações de resultados do Programa Cientista Chefe.
Idealizado em 2018, o programa foi implantado de forma gradual e instituído como uma ação permanente através de lei estadual sancionada em 2021. Foi uma iniciativa inédita no Brasil, integrando pesquisadores de elevado reconhecimento técnico-científico às ações de planejamento e execução de políticas públicas no Ceará.
Hoje, são 25 cientistas chefes atuando nas mais diversas áreas (da cultura à infraestrutura viária, passando por economia azul e setores estratégicos como educação, saúde e segurança), com um total de 68 projetos em curso. No primeiro dia do encontro, além de convidados de diversos órgãos do Governo, todos os pesquisadores estarão presentes.
Distribuição do livro do programa
Também será feito um histórico do programa, com depoimentos de representantes de um dos órgãos beneficiados com o programa, a apresentação de um projeto de sucesso e a distribuição do livro “Programa Cientista Chefe: a experiência da inovação pública para o desenvolvimento do estado do Ceará”.
O livro traz a experiência do programa por meio de vários exemplos práticos. Além disso, mostra com esses exemplos como é possível viabilizar a contribuição da pesquisa científica para o benefício da sociedade.
A programação do evento, ao longo da semana, também prevê apresentações em que cada área terá um detalhamento feito pelos pesquisadores e suas equipes, mostrando os principais resultados obtidos.
Envolvendo centenas de pesquisadores nos diversos níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado), o Programa Cientista Chefe tem sido uma importante contribuição para as conquistas do Governo do Estado. Durante a pandemia de coronavírus, por exemplo, cientistas de dados usavam informações fornecidas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para monitorar os focos de contaminação e prever onde seriam os locais com mais probabilidade da Covid 19 se disseminar.
Na segurança pública, através de projetos do programa foram desenvolvidos softwares de reconhecimento facial e de leitura de placas de veículos que hoje ajudam tarefas como recuperação de carros roubados ou identificação de suspeitos de crimes. Também foi através do Cientista Chefe que foram produzidos relatórios essenciais para o manejo sustentável dos recursos naturais do Estado, como o Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará e o Plano de Ações de Contingência para Processos de Erosão Costeira (PCEC).
SERVIÇO:
Funcap reúne pesquisadores do Programa Cientista Chefe para apresentação de resultados
Data: 26 e 30 de maio
Horário: das 9h às 17h (no dia 26, inicia às 8h)
Fonte: Assessoria de Comunicação da Funcap