Com início em Baturité e Canindé, Secitece integra programação da Caravana Ceará Um Só
8 de maio de 2025 - 16:12
Cronograma de encontros seguirá até o dia 19 de novembro
As regiões do Maciço de Baturité e dos Sertões de Canindé foram as primeiras a receberem a Caravana Ceará Um Só, iniciativa do Governo do Ceará, liderada pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) e Escola de Gestão Pública (EGPCE) para fomentar o desenvolvimento socioeconômico em todos os municípios cearenses, resultando em mais qualidade de vida e oportunidades.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), na pessoa da titular Sandra Monteiro, participou das duas atividades, realizadas nos dias 6 e 7 de maio. Estes foram os primeiros de uma série de 14 encontros que ocorrerão até novembro em todas as regiões de planejamento do Ceará, reunindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e sociedade civil.
Durante sua apresentação, a secretária Sandra Monteiro mostrou a estrutura voltada à qualificação profissional, com a rede de CVTs espalhada pelo interior, e à educação superior, a exemplo da oferta de Educação a Distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil, sob coordenação da Secitece no estado. Em sua fala, a titular também ressaltou o incentivo à pesquisa e à inovação, além das iniciativas de popularização da Ciência, por meio da Feira do Conhecimento e de projetos como o Ceará Faz Ciência e Ciência Itinerante.
Pelo Sistema Secitece, também participaram das atividades o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando Soares; e o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães.
Todas as 14 regiões de planejamento do Ceará serão visitadas pela Caravana Ceará Um Só. O cronograma de encontros seguirá até o dia 19 de novembro. Os próximos eventos ocorrerão na próxima semana, quando a Caravana visitará Aracati, no dia 13, e Russas, no dia 14.
Para o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, a Caravana Ceará Um Só da ação gerará impacto para o fortalecimento das gestões públicas municipais e, consequentemente, o avanço de todo o estado em diferentes áreas. “Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida da população pode ocorrer e ser acelerado a partir da integração entre as diferentes esferas do poder público”.
Em Baturité, o anfitrião do evento, o prefeito Hérberlh Mota, lembrou a importância de ouvir os municípios e de auxiliá-los em seus desafios. “Este é um momento ímpar, não apenas para nossa cidade, mas para toda a região do Maciço de Baturité. Trata-se de uma das iniciativas mais relevantes já realizadas pelo Governo do Ceará, promovendo uma aproximação concreta com os municípios, começando por Baturité. É nas cidades que as pessoas vivem, trabalham e onde as políticas públicas precisam acontecer de forma efetiva. A colaboração entre o Governo do Estado e as gestões municipais é fundamental para fortalecer essas ações e garantir decisões mais assertivas”.
Para o prefeito de Canindé, Jardel Sousa, a Caravana Ceará Um Só deve ser “muito valorizada”, pois proporciona conhecimentos relevantes para a gestão pública. “Consideramos uma iniciativa muito importante. Por isso, convoquei todos os nossos secretários e coordenadores para o evento. Sabemos que esse momento, além da integração regional, proporciona muita informação. Canindé está aberto para trabalhar em parceria, focando no desenvolvimento econômico, social e regional”.
Sobre a Caravana
A iniciativa conta com a parceria de instituições como a Universidade Federal do Ceará (UFC); o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC); o Centro de Ensino Tecnológico (Centec); o programa Ceará Sem Fome; o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE); a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE); e o Conselho Regional de Economia Ceará (Corecon-CE).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Seplag