Secitece e Sebrae alinham ações voltadas ao Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral

2 de maio de 2025 - 15:55


Reunião liderada pela secretária Sandra Monteiro discutiu metas, apoio ao empreendedorismo e presença estratégica do Sebrae no espaço, inaugurado no fim de 2024

Na tarde da última quarta-feira (30), a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, coordenou uma reunião estratégica de alinhamento sobre as ações e metas do Centro de Inovação Cadeia Criativa de Sobral. Localizado na Região Norte do estado, o equipamento tem impulsionado o ecossistema de inovação criativa desde sua abertura, em dezembro de 2024.

O encontro reuniu representantes da Secitece e do Sebrae, uma das instituições intervenientes no projeto, para discutir iniciativas em andamento e novas frentes de colaboração. Um dos principais focos foi a atuação do Sebrae dentro do Centro, que ocupa um espaço de 116,93 m² com o SEBRAELAB – ambiente voltado ao atendimento de startups vencedoras de editais de aceleração de negócios inovadores.

Estiveram presentes, pela Secitece, além da secretária Sandra Monteiro, a coordenadora técnica do projeto Finep, Marilia Bezerra, as analistas técnicas Lourdes Oliveira e Danielle Aragão, a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Sarah Monteiro, e o assessor jurídico Thiago Barbosa. Representando o Sebrae, participaram o articulador da Unidade de Gestão de Ambientes de Inovação, Herbart do Santos; a analista de negócios Mariana Linhares; e a gerente regional Norte, Suilany Teixeira.

Incubadora

Além disso, a pauta incluiu a implantação da Incubadora do Centro, um ambiente dedicado ao apoio de novos negócios criativos, e as contribuições do Sebrae para a elaboração do plano de negócios do espaço, essencial para garantir a sustentabilidade e o crescimento das iniciativas incubadas.

“A articulação reforça o compromisso conjunto das instituições em promover um ambiente fértil para o desenvolvimento de negócios criativos, impulsionando talentos e soluções inovadoras com impacto direto no desenvolvimento regional”, destaca a secretária Sandra Monteiro.