Universidade do Trabalho Digital, programa da Secitece, entrega certificados a 1ª turma presencial de Informática Básica de 2025

14 de fevereiro de 2025 - 16:05 # #

Na cerimônia de hoje (14), 25 alunos, de variados perfis e idades, receberam os certificados de conclusão do curso de Informática Básica, oferecido gratuitamente pela Universidade do Trabalho Digital (UTD).

A turma foi composta por três faixas etárias:

16 a 29 anos: 13 alunos (7 do sexo masculino e 6 do feminino);
30 a 54 anos: 9 alunos (6 do sexo masculino e 3 do feminino);
55 a 76 anos: 3 alunos (2 do sexo masculino e 1 do feminino).

 

A iniciativa, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), reafirma o compromisso do Governo do Ceará em democratizar o acesso à qualificação profissional. Durante a solenidade, a Secretária Executiva de PGI da Secitece, Adeline Lobão, destacou a importância do conhecimento para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a oportunidades de qualificação.

 

Entre os participantes, Nicole Souza dos Santos, que concluiu o ensino médio a pouco tempo, ressaltou o impacto do curso em sua vida e a experiência marcante de ver sua mãe, Regina Medeiros, interagindo com um computador pela primeira vez. “Aprendi bastante coisa que certamente levarei para a vida e para o mercado de trabalho, mas foi especial ver minha mãe mexendo no computador”, afirmou.

 

A UTD é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secitece, que busca oferecer educação e qualificação na área de tecnologia de forma gratuita e inclusiva.