Programa Futuras Cientistas ampliará acesso de meninas e mulheres às carreiras científicas

6 de janeiro de 2025 - 12:58


Edição 2025 foi iniciada nesta segunda (6), com participação da Secitece

A Secitece marcou presença na abertura da Imersão Científica 2025 – Programa Futuras Cientistas, na manhã desta segunda-feira (6), na sede da Secretaria. Acompanhadas do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, participaram do evento, em formato híbrido, a orientadora da Célula de Popularização da Ciência da Secitece, Bruna Vasconcelos, e a assistente técnica Maria Pereira.

Na atividade, foram divulgados os detalhes sobre a iniciativa que visa democratizar o acesso ao conhecimento e fomentar o interesse de alunas e professoras da rede pública de todo o Brasil nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O programa é realizado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do MCTI. No Ceará, conta com o apoio institucional da Secitece.

Estímulo às carreiras científicas

A edição da Imersão Científica deste ano promoverá uma série de atividades, como mentorias, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e estágio supervisionado. A Imersão é a primeira etapa do programa Futuras Cientistas e proporciona às participantes oportunidades de vivenciar o dia a dia de uma cientista, possibilitando o contato direto com a prática científica em um ambiente de pesquisa.

Haverá, ainda, o fornecimento de auxílio às participantes no valor de R$ 600, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento vinculada ao MCTI.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa: https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas-1/futuras-cientistas