Uece realiza evento de Colação de grau para estudantes dos cursos a distância

11 de outubro de 2024 - 14:22

  
Secretária Sandra Monteiro participou da solenidade

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza, desde o dia 27 de setembro, eventos de Colação de Grau voltados para os concludentes dos cursos de graduação na modalidade Educação a Distância (EaD), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Nesta terça-feira (8), no Auditório Central, no campus Itaperi, colaram grau 85 formandos dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia e Química, dos polos de Caucaia – Novo Pabussu, Caucaia – Araturi, Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca e Quixeramobim. Nas cerimônias anteriores, colaram grau 100 estudantes dos polos de Canindé, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Orós, o que totaliza, até o momento, neste semestre, 185 novos profissionais formados em cursos EaD.

A cerimônia desta terça-feira (8) foi presidida pelo reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares, acompanhado pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro; pelo vice-reitor da Uece, Dárcio Ítalo Teixeira, e por outras autoridades universitárias.

A secretária da Secitece, professora Sandra Monteiro, destacou que “a educação superior não está desvinculada da educação básica. Os cursos de licenciatura entregam à sociedade futuros professores que irão formar novas pessoas, novos formandos. A Uece tem uma característica muito importante dentro do nosso contexto de ensino superior. É uma universidade que prima pela qualidade e pelo ensino gratuito. Ela prima por isso não apenas na graduação, mas também na pós-graduação”.

Na ocasião, o reitor destacou o evento como um momento de alegria e êxito para a Universidade, para o programa UAB, para os concludentes e seus familiares. Falou do compromisso do Governo do Estado do Ceará, da Secitece e das universidades estaduais, especialmente a Uece, de continuar a levar o ensino superior a todos os cantos e recantos do Ceará e, com isso, seguir impactando positivamente a sociedade. “Isso significa muito mais do que oportunidade para mais jovens cearenses. O acesso à educação superior pública e gratuita, primeiro, é um direito. E, mais do que isso, ele é uma das melhores formas de desenvolver economicamente, socialmente, culturalmente e politicamente o Estado, pois se forma um profissional e se qualifica, de fato, a cidadania. A educação superior pública é também, portanto, um instrumento de rompimento da pobreza no estado do Ceará”.

Essas características pelas quais a Uece e a UAB tanto primam são reconhecidas pelos concludentes. Ao representar os discentes, a formanda do curso de Ciências Biológicas, Germana Silva, de etnia Pitaguary, destacou que “ser a primeira indígena cearense a concluir a graduação em Ciências Biológicas (licenciatura a distância) da Uece/UAB é uma honra que transcende palavras. Sinto-me profundamente privilegiada por representar a diversidade de histórias e trajetórias que nos unem aqui hoje”. Sobre o ensino a distância da Uece/UAB, ela concluiu: “A jornada até aqui não foi fácil. Como muitos de vocês sabem, a educação gratuita e de qualidade nem sempre é acessível para todos. Mas, graças à Universidade Aberta do Brasil, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, pude conciliar os estudos com as minhas responsabilidades e alcançar este importante objetivo. A UAB abriu as portas para que eu pudesse sonhar e construir um futuro melhor”.

O representante docente, Ewelter Rocha, na ocasião representado pela professora Brena Neilyse Santos, ressaltou a trajetória dos estudantes, cheia de desafios e de conquistas; e finalizou parabenizando os concludentes e desejando a continuidade do aprender e do ensinar. “Que possamos todos, formandos e docentes, continuar repassando ensinamentos, mas, sobretudo, continuar aprendendo um com o outro, com o entusiasmo de uma criança. De todo coração, em nome da Uece, parabenizo cada um de vocês. E peço que celebrem esse momento para eternizá-lo na memória. É uma vitória que merece ser festejada e gravada no fundo do peito”.

Essa vitória foi comemorada ao som do Grupo de Choro da Uece, que abrilhantou o evento com apresentação de músicas de Jacob do Bandolim e de Maestro Fon-fon.






Com informações da Assessoria de Comunicação da Uece