UTD: qualificação em Tecnologia vai garantir mais oportunidades para 1,7 mil pessoas
4 de setembro de 2024 - 13:15
Estudantes participaram, nesta terça-feira (03), da cerimônia que marcou o encerramento de mais um ciclo de cursos
“Estou saindo daqui mais confiante e preparado para enfrentar o mercado”, declarou o representante comercial Ricardo Lodi, de 31 anos, morador da Serrinha, em Fortaleza. Ele é um dos concludentes do ciclo de cursos gratuitos de Tecnologia ofertados pela Universidade do Trabalho Digital (UTD), programa da Secitece. Os estudantes participaram, nesta terça-feira (03), da cerimônia que marcou o encerramento das aulas, na sede do programa, localizado no Centro da capital.
Ricardo explica que é natural de Mato Grosso e está em Fortaleza buscando novas oportunidades de emprego. Por isso, decidiu ingressar na UTD. “Me surpreendi com a estrutura do programa, com o material didático e com o nível do professor. É realmente um lugar que te proporciona muita bagagem e te qualifica na área de Tecnologia”, completou.
Neste último ciclo, a UTD garantirá mais oportunidades a 1,7 mil pessoas, que foram qualificadas nos seguintes cursos distribuídos nas modalidades presencial e EaD: Informática Básica com Libre Office, Informática Básica com Microsoft Office, Informática para o Mercado de Trabalho, Introdução à Programação, Linguagem de Programação PHP, Linguagem de Programação JAVA, Desenvolvimento de Interfaces WEB com Javascript, Automação de Sistemas Básicos + Soft Skills & Empreendedorismo e Automação IoT + Soft Skills & Empreendedorismo.
O programa da Secitece existe há 13 anos, ofertando cursos gratuitos na área de Tecnologia, alinhados com as demandas do mercado e da população. As ações são executadas por meio de contrato firmado com o Instituto Centec e, até o final de 2024, a iniciativa chegará à marca de 20 mil pessoas capacitadas.
A cerimônia de encerramento desta terça-feira contou a participação da secretária Sandra Monteiro, que ouviu os depoimentos dos estudantes.
“Galgando escadas para crescer”
Cozinheira e moradora da Praia do Futuro, Ana Rita do Santos, de 47 anos, estava passando pelo Centro da cidade quando se interessou em conhecer a sede da UTD. Ela, que já tinha vontade de empreender, aproveitou o curso gratuito de Informática para o Mercado de Trabalho para aprender a dominar as ferramentas para utilizá-las em seu novo negócio de vendas de salgados.
“Eu nunca tinha mexido em um computador, mas com as aulas, eu já aprendi até a como controlar um estoque, somar a produção do dia e contabilizar resultados no final do mês, entre perdas e ganhos. E assim estou galgando escadas para crescer profissionalmente, fazendo o que gosto”, conta.
A UTD garante vivências enriquecedoras também para os professores do programa, como é o caso do instrutor Taniel Viana. “Tenho experiências inesquecíveis aqui, sobretudo no que diz respeito à dedicação de cada aluno. Apesar dos desafios diários pelos quais cada um passa, eles buscam seguir, com fé, até o final do curso. Se mostram dedicados e esforçados, se ajudam mutualmente, sem se abandonarem no processo de aprendizagem. Sou muito grato pela oportunidade e missão dada a mim, e sempre me emociono nesses eventos de conclusão dos cursos”, declarou.
Como participar da UTD
As inscrições ocorrem durante o ano, quando aberto o período de inscrições para cada ciclo de cursos. Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado, portar RG, CPF e comprovante de endereço. Para os cursos a distância, também deve dispor de notebook ou computador com acesso à internet. As inscrições presenciais são feitas na própria sede da UTD, localizada no Centro se Fortaleza (Rua Major Facundo, 500, 12º andar).