Secitece celebra formação de 93 alunos em cursos de qualificação no CVT Beberibe

27 de agosto de 2024 - 13:47


Na oportunidade, houve a inauguração do novo laboratório inclusivo do CVT

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), promoveu na última sexta-feira (23), a formação de 93 alunos do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Beberibe, pelos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Representando a Secitece, participou do evento a coordenadora de Qualificação Profissional, Katiane Queiroz. Organizada pela coordenadora do CVT, Virgínia Tavares, a atividade contou com as presenças do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Cleyton Monte; e do assessor da Deti, Marciano Oliveira.

A noite marcou a formação das turmas de Informática, Excel, Assistente Administrativo, Inglês juvenil aplicado ao Turismo e Costura. Na cerimônia, os alunos formandos do curso de Costura promoveram um desfile com criações próprias desenvolvidas em sala de aula.

Além disso, o evento celebrou a entrega de diplomas de especialização em Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Polo UAB de Beberibe.

A solenidade também comemorou os 25 anos da rede CVT que ao longo desses anos desempenhou um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento local.

Novo laboratório inclusivo

Na mesma noite, houve a inauguração do laboratório de Ciências Humanas, Língua e Educação Inclusiva no CVT Beberibe. A iniciativa é uma parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), instituição vinculada à Secitece.


O espaço visa potencializar o ensino com a realização das gravações das aulas, podcasts e reuniões. O ambiente também foi projetado para os alunos participarem de workshop, oficinas e seminários. Além de Beberibe, o equipamento vai atender os CVTs de Fortim, Quixeré, Limoeiro e Itaiçaba. O laboratório é adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e equipado com tecnologia inclusiva, a exemplo de teclados em braile e fones de ouvido.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Centec