Governo do Ceará lança Programa Cientista Chefe das Mulheres
31 de julho de 2024 - 14:16
Iniciativa marca a abertura do Agosto Lilás
O Governo do Ceará realiza, nesta quinta-feira (1/8), às 15h, o lançamento do Programa Cientista Chefe da Secretaria das Mulheres (SEM), em parceria com as universidades estaduais. A iniciativa marca a abertura do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. O evento contará com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.
O Programa Cientista Chefe é uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), sob coordenação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através do programa, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.
Na Secretaria da Mulheres, o Programa Cientista Chefe vai possibilitar o desenvolvimento de mecanismos para mapear dados e compreender os cenários de violência, visando a construção de políticas públicas eficientes de proteção às mulheres cearenses. Isso será feito através de produtos como banco de dados, relatório de indicadores e produção de boletins informativos.
A iniciativa é realizada pelo Observatório de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Observem), em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados (LabGeo) da Uece e o Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Urca.
Ações do Agosto Lilás
Durante todo o mês, a Secretaria das Mulheres realizará diversas ações em alusão ao Agosto Lilás, incluindo a celebração dos 18 anos da Lei Maria da Penha na Casa da Mulher Brasileira e a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Combate ao Feminicídio.
Em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), será lançado o guia da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Além disso, acontecerão oficinas, palestras nas escolas estaduais, dentre outras atividades.
Serviço:
Lançamento do Projeto Cientista Chefe das Mulheres e abertura do Agosto Lilás
Dia: 01 de agosto (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Palácio da Abolição
Av. Barão de Studart, 505 – Meireles, Fortaleza – CE
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e da Ascom da Secretaria das Mulheres