Secitece e Uece assinam termo de cooperação para desenvolver deep techs cearenses
12 de junho de 2024 - 12:45
Startups selecionadas participarão de um programa de pré-incubação
Nesta segunda (8), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) assinaram um termo de cooperação com o objetivo de desenvolver deep techs de base tecnológica no estado. A assinatura aconteceu no gabinete da secretária Sandra Monteiro, com a presença do reitor da Uece, Hidelbrando Soares.
As deep techs são startups que se dedicam a desenvolver novas tecnologias através de testes e pesquisas aprofundadas em áreas como matemática, física, engenharia e biologia. Elas podem solucionar problemas atuais de alto valor agregado e também construir empresas do futuro.
Detalhes
A parceria entre Secitece e Uece vai proporcionar que as deep techs cearenses sejam desenvolvidas em um programa de pré-incubação realizado por meio da Incubadora de Empresas e Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Uece (IncubaUece).
De acordo com a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, as startups participantes deverão percorrer a “Trilha do Empreendedor”, metodologia idealizada pela IncubaUece em correalização com o programa Corredores Digitais e que será suplementada por mentorias e conexões.
Inicialmente, a ideia é envolver cinco deep techs. O termo de cooperação tem a validade de dois anos, prevendo a replicação do programa em maior escala.
Estiveram presentes na assinatura o gerente do Programa Corredores Digitais/Secitece, Felipe Sousa, e o coordenador Executivo da IncubaUece, Leonardo Rocha.