Secitece e CVT Canindé celebram formandos e homenageiam Dina Vaqueira

28 de maio de 2024 - 12:09

Evento contou com a participação da coordenadora de Qualificação Profissional da Secitece, Katiane Queiroz

Os formandos dos cursos de qualificação profissional promovidos pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Canindé foram recebidos, na noite da última sexta-feira (24), para um momento especial. A entrega dos certificados de conclusão das formações foi feita em uma grande celebração, batizada de Sertão Ativo e que comemorou também dois anos de reativação da unidade no município. Participou da atividade, representando a Secitece, a coordenadora de Qualificação Profissional (Copro), Katiane Queiroz.

O evento teve como baluarte a Mestre da Cultura Popular Dina Martins, vaqueira e aboiadora. Além da presença ilustre da mestra, estiveram presentes no momento o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, e o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte.

Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o coordenador de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), João Luiz Andrade Filho, parabenizou os formandos e a equipe do CVT presentes na noite.

Ao todo, o CVT Canindé foi responsável por certificar 842 novos profissionais, formados em 39 turmas promovidas também nos cursos itinerantes realizados em Madalena, Itatira e Aratuba, além de distritos, comunidades e assentamentos da região.

“Entendemos que a visão voltada para a capacitação profissional promove um futuro pautado em novas tecnologias, gerando novos espaços para esses novos profissionais”, comemorou a coordenadora do CVT Canindé, Jerinha Colares. Segundo ela, estima-se que 38% dos egressos do CVT estejam inseridos no mercado de trabalho.
“Os CVTs são resultado de uma ideia visionária de Ariosto Holanda [ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará] que segue dando frutos preciosos. E esse trabalho atual é feito graças aos coordenadores, professores, instrutores e demais profissionais das unidades, que se dedicam diariamente a essa jornada.”

O Sertão Ativo também contou com as presenças do prefeito de Aratuba, Joerly Rodrigues Victor; do presidente da Câmara Municipal de Banabuiú, Francisco Romário de Lima; do secretário da Juventude de Itatira, Bruno Furtado e Silva; da sra. Mirelle Fonseca, representando o município de Madalena; do deputado estadual Almir Bié; e do vereador Fabinho, do município de Caridade.

Sobre os CVTs

Os CVTs são unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações de educação profissional e tecnológica no estado.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Centec