Secitece integra caderno especial do jornal O Povo em homenagem a Ariosto Holanda
21 de maio de 2024 - 13:21
Publicação foi entregue aos servidores da pasta
A secretária Sandra Monteiro foi uma das articulistas no caderno especial Agir, dedicado à trajetória pública de Ariosto Holanda. O especial, publicado pelo jornal O Povo e veiculado no último mês de abril, incluiu a participação de diversas personalidades do estado, dentre elas o governador Elmano de Freitas e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, que exaltaram o trabalho de Ariosto em prol da política educacional e da qualificação profissional dos cearenses, bem como o seu legado para o desenvolvimento científico e tecnológico no Ceará e no país.
O caderno discorre sobre as entregas e conquistas do estado por meio do trabalho de Ariosto, responsável pela implantação de significativos instrumentos de capacitação e de pesquisa, como o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), os Centros Vocacionais Tecnológicos e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), que constituem a estrutura da Secitece.
Esta semana, a Secitece recebeu exemplares do caderno especial, entregues nos setores. A publicação foi recebida por alguns servidores que trabalharam com Ariosto durante sua gestão como secretário na Secitece, entre os anos de 1995 e 2002.
Leia abaixo a íntegra do artigo assinado pela secretária Sandra Monteiro, em homenagem a Ariosto Holanda.
Ariosto Holanda: o exemplo que inspira
A trajetória de Ariosto Holanda se confunde com a evolução da ciência e da tecnologia. Sua atuação política, educacional e na esfera da gestão possibilitaram a abertura de caminhos e a construção de pontes que ajudaram a inserir o conhecimento científico e tecnológico na pauta das discussões e como vetor de desenvolvimento regional.
A obstinação de Ariosto em dar luzes ao setor de C&T o fizeram responsável pela implantação de significativos instrumentos de capacitação e pesquisa. Além da implementação de importantes equipamentos, Ariosto teve uma relevante atuação como parlamentar. Cita-se, em especial, a proposição de projetos de lei e de emendas constitucionais que dispõem sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação.
Seu trabalho no Congresso se traduziu em mais oportunidades para os cearenses nas áreas da educação profissional e superior, no campo das energias renováveis, do empreendedorismo e de tantas outras esferas que dependem do conhecimento e do aporte financeiro e institucional para se desenvolverem. Nos dias atuais, Ariosto ainda se mantém atento e propositivo nestes temas.
Com este entusiasta cidadão, também experimentamos o sucesso alcançado quando academia, poder público e setor produtivo se unem em prol do desenvolvimento social. Às gerações em formação, dedicou, em 2014, um livro denominado “Aos Jovens: O Desafio da Ciência no Século XXI”, apresentando um panorama da ciência nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, apontando tendências e reflexões de como o ecossistema de ciência e tecnologia constrói o futuro com cidadania.
Com ele, o termo “Inovação” começou a ser inserido na pauta das discussões, e sua mentalidade vanguardista já previa o que hoje testemunhamos dentro do “universo das startups”.
Hoje, na gestão da Secitece, ocupando a mesma pasta antecedida por Ariosto, me sinto feliz e honrada por contribuir nesta grande missão observando os passos deste, com o compromisso de manter as conquistas e avançar no desenvolvimento do sistema estadual de ciência, tecnologia, educação superior e profissional. Tal premissa é possível por meio de um trabalho conjunto, valorizando talentos e conhecimentos, assim como
Ariosto nos ensina: pelo exemplo.
Sandra Monteiro
Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece)