Cientista Chefe: pesquisadores apresentam primeiros resultados da modelagem dos processos de trabalho da Secitece
16 de maio de 2024 - 15:25
O foco é a estruturação de processos mais eficientes, inovadores e objetivos em todos os setores e programas da Secretaria
Nesta quarta-feira (15), pesquisadores do programa Cientista Chefe que atuam na Secitece apresentaram a servidores do corpo técnico da pasta o mapeamento dos processos da Coordenadoria de Inovação e Empreendedorismo (Coine) e da Coordenadoria Administrativo-Financeira (Coafi). Os dois setores foram os primeiros contemplados pelo projeto para identificação de gargalos e definição de soluções que elevem a gestão da Secretaria a um patamar de excelência.
O encontro foi aberto pela secretária Sandra Monteiro, que ressaltou a importância da adesão de todos os setores da Secitece na construção coletiva de uma cultura de trabalho parametrizada pela excelência, em conformidade com as melhores práticas de governança e compliance.
A apresentação dos resultados ficou a cargo da coordenadora do projeto, professora Carla Ilane Bezerra, que também apresentou o cronograma de execução do projeto até dezembro de 2025. O professor Henry Campos, Cientista Chefe de Ciência e Tecnologia, destacou a importância, para a Secitece, do objetivo final do projeto, que é o desenvolvimento e implantação progressiva de uma plataforma de trabalho, processo já em curso.
As próximas áreas da Secitece a serem mapeadas são a Coordenadoria de Ciência e Tecnologia (Cocit) e Coordenadoria de Educação Superior (Cesup).
Sobre o Cientista Chefe
Lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece e executado pela Funcap, o programa Cientista Chefe é uma iniciativa inovadora que une o meio acadêmico e a gestão pública, com a atuação de pesquisadores sêniores nas secretarias de governo ou órgãos estratégicos estaduais, onde passam a integrar as equipes de gestão para identificar os principais desafios e construir soluções nas diferentes áreas, favorecendo maior efetividade e alcance das ações do governo estadual.