Delegação do Ceará presente na Conferência Regional de CT&I, em Recife

7 de maio de 2024 - 10:16

Equipe foi formada por servidores da Secitece, reitores, estudantes, pesquisadores e representantes da sociedade civil

Nos dias 2 e 3 de maio, o Ceará marcou presença na Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, etapa Nordeste, que aconteceu no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde, em Recife (PE). A delegação cearense foi formada por servidores da Secitece, reitores das universidades públicas estaduais, estudantes, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, participou da mesa de abertura do evento e compartilhou as experiências do estado com outros secretários do Nordeste. “Estou muito feliz porque hoje é um dia representativo para os estados nordestinos por este momento ímpar que é de reinício, de articulações e de avanços significativos para os diversos ecossistemas de CT&I do Brasil. Na Conferência Estadual do Ceará, conseguimos reunir, em quatro etapas regionais, mais de três mil pessoas com uma participação popular bastante produtiva, que resultou no total de 361 ações propostas”, avaliou.

Detalhes do evento

Durante dois dias de programação da Conferência, foram realizadas mesas redondas com discussões sobre os diversos ecossistemas de Ciência, Tecnologia e Inovação, para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região Nordeste e do Brasil.

Na abertura dos trabalhos, MCTI e CGEE conduziram uma palestra sobre a 5° Conferência Nacional e a importância do encontro para o avanço das políticas públicas de CT&I brasileiras. A ministra do MCTI, Luciana Santos, destacou o papel fundamental das Conferências Regionais, que fortalecem a inclusão social e ajudam na resolução integrada, entre diversos setores governamentais, de demandas históricas das cidades.

Os nove estados do Nordeste (Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia) participaram ativamente de diversos debates sobre programas e planos para a formatação de uma nova Estratégia Nacional de CT&I. Ao final do evento, uma grande plenária reuniu as representações nordestinas em torno de assuntos urgentes para o País.