Secitece participa da solenidade de entrega da Medalha da Abolição

3 de maio de 2024 - 10:49

Na noite da última sexta-feira (3), o Governo do Ceará entregou a Medalha da Abolição 2024 para seis agraciados: a geógrafa e empresária, Ana Lúcia Bastos Mota; o jornalista e escritor, Lira Neto; o bispo emérito, dom Edmilson Cruz; o cineasta, Luiz Carlos Barreto; o ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana e a Congregação Franciscana de Canindé. A condecoração tem o intuito de agradecer a personalidades cearenses e brasileiras que contribuíram para o desenvolvimento do estado.

Durante a entrega da maior honraria do Estado, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho prestado ao estado por essas personalidades. “É um momento de muita alegria em que podemos agradecer a pessoas tão importantes por suas contribuições ao povo do Ceará ”, pontuou o governador.

A titular da Secitece, Sandra Monteiro, também participou da solenidade e comentou sobre a relevância da comenda. “É fundamental que possamos enaltecer e reconhecer, de forma justa, essas pessoas e instituições que defendem os interesses do Ceará em diversas áreas, colaborando com o desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, enfatizou a gestora.

A comenda recebe este nome em alusão à nossa Data Magna, 25 de março de 1884, quando o jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, mobilizou colegas a se insurgirem contra o transporte de escravizados para o Sul do país. O feito do Dragão do Mar tornou o Ceará a primeira província brasileira a abolir o tráfico escravista no Brasil.

A Medalha da Abolição foi instituída em 1963. A escolha é feita por uma comissão, estabelecida em decreto.

Com informações da Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil/Governo do Ceará